LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL INTEGRADAS AOS DIREITOS HUMANOS E À CIDADANIA NA ESCOLA
Palavras-chave:
Educação Sexual. Educação em Direitos Humanos. Comunicação. Linguagem.Resumo
Resumo: O artigo aborda a trajetória histórica do papel da escola dos novos desenhos da linguagem e da comunicação e da Educação Sexual integrada aos direitos humanos e à cidadania. Discute as manifestações da sexualidade no ambiente escolar e a desnaturalização da heteronormatividade. A escola é o espaço em que atitudes e comportamentos sexuais estão presentes intensamente, constituindo, portanto, espaço também para se desenvolver ações de educação sexual. Partindo destas premissas, não há como permitir o recrudescimento dos discursos que reprimem ou negam a sexualidade na escola. Isso implica na perpetuação da cultura machista, preconceituosa e desigual ferindo os direitos humanos e mais especificamente os direitos sexuais. Por fim, apresenta propostas de intervenções nessa realidade escolar e social que tem contribuído para o exercício da cidadania, para a igualdade e o respeito à diversidade.
Palavras-chave: Educação Sexual. Educação em Direitos Humanos. Comunicação. Linguagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

