Práticas de ensino e de aprendizagem: explorando habilidades orais em língua inglesa como língua estrangeira

Autores

  • Vagno Vales Universidade do Estado da Bahia - Uneb

Palavras-chave:

Letras-Inglês, Língua estrangeira, Professores em formação inicial , Habilidades orais , Contexto educacional brasileiro

Resumo

Este trabalho é fruto de uma experiência vivenciada em uma turma de Letras com habilitação em Língua Inglesa, por intermédio da oferta do componente Compreensão e Produção Oral do Inglês como língua estrangeira em um curso de férias. Para tanto, o objetivo foi propor o desenvolvimento de habilidades orais a partir do estudo de práticas acerca dos tipos de gêneros discursivos. Trata-se de uma pesquisa com uma abordagem qualitativa (Paiva, 2019), tendo como método o relato de experiência (Mussi; Flores; Almeida, 2021). Os resultados apontaram que o ensino das habilidades orais ainda se apresenta como um grande desafio no contexto educacional brasileiro. Mesmo nos cursos de Letras-Inglês, com professores/as em formação inicial, há discentes que não dominam a fluência no idioma. No entanto, parece existir entre os/as professores/as de línguas em formação inicial um reconhecimento da relevância em se trabalhar não somente a leitura e a escrita, mas também as habilidades orais (fala e escuta) da língua.

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Biografia do Autor

  • Vagno Vales, Universidade do Estado da Bahia - Uneb

    Doutor em Estudos Linguísticos (Poslin/ Ufmg)

    Professor do Município de Teixeira de Freitas/BA

    Professor da Universidade do Estado da Bahia - Uneb

     

     

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Publicado

03-10-2025

Como Citar

VALES, Vagno. Práticas de ensino e de aprendizagem: explorando habilidades orais em língua inglesa como língua estrangeira. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 15, n. 37, p. R2 1 – 23, 2025. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/3049. Acesso em: 4 out. 2025.