FATORES ASSOCIADOS À ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM ESTUDANTES DE MEDICINA
UM ESTUDO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15068523Palavras-chave:
Ansiedade, Depressão, Saúde mental, estudante de medicina, estudo transversalResumo
O curso de medicina apresenta uma elevada carga horária e inúmeros fatores que geram estresse, o que pode levar a uma alta prevalência de problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão entre os estudantes. Este estudo estimou a prevalência de sintomas de ansiedade e depressão entre estudantes de medicina de uma universidade pública e identificou os principais fatores associados. Utilizou-se uma amostra de 214 alunos, que responderam a questões relacionadas às condições socioeconômicas, condições de saúde, os Inventários de Ansiedade de Beck (BAI) e de Depressão de Beck (BDI), e o Internet Addiction Test (IAT). Foram estimadas as prevalências e as razões de prevalência usando o Modelo de Poisson. Verificou-se que 43,5% dos participantes apresentavam algum grau de depressão e 38,8% algum grau de ansiedade. Fatores como presença de doença crônica, uso de medicação psiquiátrica e necessidade de auxílio financeiro foram associados a esses transtornos (p<0,05). Destaca-se a necessidade de implementar estratégias de apoio e intervenções para melhorar a saúde mental dos futuros médicos, como programas de apoio psicológico e políticas institucionais que promovam um equilíbrio saudável entre vida acadêmica e pessoal.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

