AUTOEFICÁCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA QUE UTILIZA METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15698573Palavras-chave:
autoeficácia, educação médica, estudantes de medicina, metodologias ativasResumo
A autoeficácia se configura como um autojulgamento sobre a própria capacidade do aluno de realizar esforços e executar ações com o objetivo de atingir determinado tipo de desempenho. No âmbito da formação superior, esse tipo de autoavaliação possui considerável relevância, uma vez que ela tem valor preditivo no desempenho acadêmico. Com o intuito de investigar a autoeficácia dos alunos do curso de medicina em uma universidade do sul do Maranhão, onde são adotadas metodologias ativas de ensino, foi desenvolvido o presente estudo. A amostra foi composta por 257 acadêmicos de medicina. As informações foram coletadas por meio da Escala de Autoeficácia na Formação Superior e de um questionário sociodemográfico, ambos disponibilizados de forma eletrônica. Os dados foram analisados no programa IBM SPSS (IBM SPSS Statistics, 2016) com 5% de significância. O parecer de aprovação ética consta com registro CAAE: 45366121.0.0000.5087. Estudantes do ciclo básico e do internato apresentaram forte autoeficácia (score 8,38 e 8,20, respectivamente), enquanto o ciclo clínico apresentou escore igual a 7,96, demonstrando autoeficácia moderada. Os alunos do ciclo básico demonstraram ter uma maior percepção na organização e execução de ações que favorecem seu desempenho, assim como os alunos do internato. A interação interpessoal foi um fator destacado nesses dois ciclos. O fator “faixa etária” parece contribuir para que o discente apresente uma maior percepção geral de autoeficácia e um melhor desempenho no domínio “regulação da formação”. O uso de diferentes metodologias ativas de ensino contribui para elevada autoeficácia dos estudantes de medicina, e através da escala foi possível identificar pontos a serem aprimorados com a finalidade de estimular o protagonismo discente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

