AUTOEFICÁCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA QUE UTILIZA METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15698573Palavras-chave:
autoeficácia, educação médica, estudantes de medicina, metodologias ativasResumo
A autoeficácia se configura como um autojulgamento sobre a própria capacidade do aluno de realizar esforços e executar ações com o objetivo de atingir determinado tipo de desempenho. No âmbito da formação superior, esse tipo de autoavaliação possui considerável relevância, uma vez que ela tem valor preditivo no desempenho acadêmico. Com o intuito de investigar a autoeficácia dos alunos do curso de medicina em uma universidade do sul do Maranhão, onde são adotadas metodologias ativas de ensino, foi desenvolvido o presente estudo. A amostra foi composta por 257 acadêmicos de medicina. As informações foram coletadas por meio da Escala de Autoeficácia na Formação Superior e de um questionário sociodemográfico, ambos disponibilizados de forma eletrônica. Os dados foram analisados no programa IBM SPSS (IBM SPSS Statistics, 2016) com 5% de significância. O parecer de aprovação ética consta com registro CAAE: 45366121.0.0000.5087. Estudantes do ciclo básico e do internato apresentaram forte autoeficácia (score 8,38 e 8,20, respectivamente), enquanto o ciclo clínico apresentou escore igual a 7,96, demonstrando autoeficácia moderada. Os alunos do ciclo básico demonstraram ter uma maior percepção na organização e execução de ações que favorecem seu desempenho, assim como os alunos do internato. A interação interpessoal foi um fator destacado nesses dois ciclos. O fator “faixa etária” parece contribuir para que o discente apresente uma maior percepção geral de autoeficácia e um melhor desempenho no domínio “regulação da formação”. O uso de diferentes metodologias ativas de ensino contribui para elevada autoeficácia dos estudantes de medicina, e através da escala foi possível identificar pontos a serem aprimorados com a finalidade de estimular o protagonismo discente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.