Métodos alternativos ao uso animal em aulas práticas no curso de Biologia da UNEB: estratégias didáticas replacement dos 3R’s
Palavras-chave:
Modelos didáticos, Estratégias criativas, Relato docenteResumo
O presente relato discorre sobre a experiência docente a partir de alternativas didáticas para substituição de animais em aulas práticas. Nessa perspectiva, objetiva-se relatar a experiência docente na substituição de atividades com uso de animais em aulas práticas (filosofia Replacement dos 3R’s), aplicadas em um minicurso ministrado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Como caminho metodológico, foi aplicada uma pesquisa qualitativa a partir do método observacional. A sequência didática e alternativas Replacementconsistiram no uso de a) simuladores virtuais - uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), b) confecção da morfologia de animais com gesso e c) modelagem de órgãos com massa de modelar. As alternativas didáticas se mostraram experiências sensoriais, lúdicas e facilitadoras para a substituição de animais vivos ou mortos em aulas práticas. Portanto, pode-se demonstrar, a partir deste estudo, formas de exemplificar o conteúdo zoológico sem a necessidade do uso de animais vivos, além de estimular uma aprendizagem significativa em aulas práticas.
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