Métodos alternativos ao uso animal em aulas práticas no curso de Biologia da UNEB: estratégias didáticas replacement dos 3R’s

Autores

  • Elizabette Cristina Silva Cunha Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Cláudia Lilian Alves dos Santos IFBA - Instituto Federal da Bahia - Campus Brumado
  • Jossimária de Sá Meira Prefeitura Municipal de Mirante, Secretaria Municipal de Educação

Palavras-chave:

Modelos didáticos, Estratégias criativas, Relato docente

Resumo

O presente relato discorre sobre a experiência docente a partir de alternativas didáticas para substituição de animais em aulas práticas. Nessa perspectiva, objetiva-se relatar a experiência docente na substituição de atividades com uso de animais em aulas práticas (filosofia Replacement dos 3R’s), aplicadas em um minicurso ministrado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Como caminho metodológico, foi aplicada uma pesquisa qualitativa a partir do método observacional. A sequência didática e alternativas Replacementconsistiram no uso de a) simuladores virtuais - uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), b) confecção da morfologia de animais com gesso e c) modelagem de órgãos com massa de modelar. As alternativas didáticas se mostraram experiências sensoriais, lúdicas e facilitadoras para a substituição de animais vivos ou mortos em aulas práticas.  Portanto, pode-se demonstrar, a partir deste estudo, formas de exemplificar o conteúdo zoológico sem a necessidade do uso de animais vivos, além de estimular uma aprendizagem significativa em aulas práticas.

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Biografia do Autor

  • Elizabette Cristina Silva Cunha, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

    Formação: Graduação em Ciências Biológicas (UNEB, 2015); Especialização em Docência em Biologia (Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2019); Instituição: Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) - Especialização em Docência em Biologia; Cidade: Petrolina, Pernambuco, Brasil; 

  • Cláudia Lilian Alves dos Santos, IFBA - Instituto Federal da Bahia - Campus Brumado

    Formação: Mestrado em Zoologia (UESC, 2016); Especialização em Docência em Biologia (UNIVASF, 2019); Graduação em Ciências Biológicas (UNEB, 2013); Instituição: Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) - Mestrado em Zoologia; Cidade: Ilhéus, Bahia, Brasil; 

  • Jossimária de Sá Meira, Prefeitura Municipal de Mirante, Secretaria Municipal de Educação

    Jossimária de Sá Meira; Formação: Graduação em Letras Português/Inglês (Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia, 2010); Especialização em Metodologia do Ensino de Inglês (Faculdade de Conchas, 2019); Especialização em andamento em Mídias na Educação (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia); 

Referências

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Publicado

18-10-2025

Como Citar

CRISTINA SILVA CUNHA, Elizabette; DOS SANTOS, Claudia Lilian Alves; DE SÁ MEIRA, Jossimária. Métodos alternativos ao uso animal em aulas práticas no curso de Biologia da UNEB: estratégias didáticas replacement dos 3R’s. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 15, n. 37, p. R4 1 – 19, 2025. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/3099. Acesso em: 24 out. 2025.