DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO PATRIMONIAL ENVOLTA A SUSTENTABILIDADE DE TERRITORIALIDADES
Palavras-chave:
Patrimônios, Informação, Disseminação, Preservação, SustentabilidadeResumo
A informação constitui-se emancipatória e desta forma é da sua competência, criar opções as decisões dos seres humanos, e, portanto guiá-los nos caminhos da educação, alimentando usinas geradoras e gestoras de catalisadores das consciências dos bens patrimoniais da humanidade. Pois que, desde sua origem, tem a marca de intervir em questões sociais, conseqüentemente lidam com o ambiente como um todo, mas, também fragmentado. Nesta, introdução, resumidamente, descrevemos o patrimônio como: Vernáculo originário no sentido de herança, legado, aquilo que é deixado para outras gerações. Bens que resultam em experimentações vividas, por uma coletividade ou indivíduos, e que se eternizam no tempo. Ou seja, uma sociedade atribui significação a algum aspecto físico ou imaginário, implicando com isto um uma significação histórico-cultural de um bem e assim, pressupõe uma gama de valor sobre o mesmo, ratificando, assim, a importância advinda por gerações passadas, que se prolongarão ás presentes ou futuras. E, preservar, descrevemos, como o ato de valorizar e resguardar o patrimônio por uma ou diversas razões, imbricadas na significação do artefato eleito para tal representação de determinado espaço-temporal. Para tanto, na atualidade e nestes contextos, entender como se dá a disseminação da informação patrimonial e suas práxis diante de patrimônios similares, entretanto, em locais distintos das cidades. Procurando compreender e instrumentalizar comunidades de qual maneira esta informação patrimonial esteja envolta na sustentabilidade de suas territorialidades, fatores presentes na memória social e no cotidiano destas comunidades, revelam como se dá a preservação destes legados a partir dos procedimentos da informação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.