DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO PATRIMONIAL ENVOLTA A SUSTENTABILIDADE DE TERRITORIALIDADES
Palavras-chave:
Patrimônios, Informação, Disseminação, Preservação, SustentabilidadeResumo
A informação constitui-se emancipatória e desta forma é da sua competência, criar opções as decisões dos seres humanos, e, portanto guiá-los nos caminhos da educação, alimentando usinas geradoras e gestoras de catalisadores das consciências dos bens patrimoniais da humanidade. Pois que, desde sua origem, tem a marca de intervir em questões sociais, conseqüentemente lidam com o ambiente como um todo, mas, também fragmentado. Nesta, introdução, resumidamente, descrevemos o patrimônio como: Vernáculo originário no sentido de herança, legado, aquilo que é deixado para outras gerações. Bens que resultam em experimentações vividas, por uma coletividade ou indivíduos, e que se eternizam no tempo. Ou seja, uma sociedade atribui significação a algum aspecto físico ou imaginário, implicando com isto um uma significação histórico-cultural de um bem e assim, pressupõe uma gama de valor sobre o mesmo, ratificando, assim, a importância advinda por gerações passadas, que se prolongarão ás presentes ou futuras. E, preservar, descrevemos, como o ato de valorizar e resguardar o patrimônio por uma ou diversas razões, imbricadas na significação do artefato eleito para tal representação de determinado espaço-temporal. Para tanto, na atualidade e nestes contextos, entender como se dá a disseminação da informação patrimonial e suas práxis diante de patrimônios similares, entretanto, em locais distintos das cidades. Procurando compreender e instrumentalizar comunidades de qual maneira esta informação patrimonial esteja envolta na sustentabilidade de suas territorialidades, fatores presentes na memória social e no cotidiano destas comunidades, revelam como se dá a preservação destes legados a partir dos procedimentos da informação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

