VIVÊNCIAS DO PROJETO MITOS E TABUS DO ALEITAMENTO MATERNO
VAMOS DESFAZER ESSE NÓ?
Palavras-chave:
Aleitamento materno, Desmame precoce, Meio social, TendênciaResumo
Este estudo trata de um relato de experiência de onze alunos do curso de enfermagem, pertencentes à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e à Universidade do Estado de Pernambuco (UPE), e da professora orientadora, durante as atividades extensionistas do projeto “Mitos e Tabus do aleitamento materno: vamos desfazer esse nó?”, financiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Integração (Pibin) da Univasf. O projeto pretendeu desenvolver práticas alternativas que visassem orientar mães/gestantes, famílias e profissionais de saúde sobre o processo de aleitamento materno, discutindo a relação dos mitos e dos tabus presentes neste meio. O lúdico serviu de ferramenta de integração entre os alunos e os participantes das oficinas. Essa metodologia proporcionou uma correlação entre os integrantes do grupo, uma vez que envolveu atividades teóricas, dinâmicas em grupo e interatividade, a fim de abordar os temas que refletiam situações do cotidiano do aleitamento materno das nutrizes. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, de caráter descritivo, do tipo relato de experiência. Foram beneficiadas 87 pessoas, dentre elas mães, gestantes, familiares e profissionais de saúde de sete Unidades Básicas de Saúde da cidade de Petrolina-PE. Ao final das atividades objetivadas, percebeu-se que existem muitos fatores que mascaram a prática correta do aleitamento materno, sendo eles culturais ou socioeconômicos e que os profissionais de saúde são o elo primordial entre a família e o conhecimento científico, necessário para a desmistificação desses tabus.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.