VIVÊNCIAS DO PROJETO MITOS E TABUS DO ALEITAMENTO MATERNO
VAMOS DESFAZER ESSE NÓ?
Palavras-chave:
Aleitamento materno, Desmame precoce, Meio social, TendênciaResumo
Este estudo trata de um relato de experiência de onze alunos do curso de enfermagem, pertencentes à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e à Universidade do Estado de Pernambuco (UPE), e da professora orientadora, durante as atividades extensionistas do projeto “Mitos e Tabus do aleitamento materno: vamos desfazer esse nó?”, financiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Integração (Pibin) da Univasf. O projeto pretendeu desenvolver práticas alternativas que visassem orientar mães/gestantes, famílias e profissionais de saúde sobre o processo de aleitamento materno, discutindo a relação dos mitos e dos tabus presentes neste meio. O lúdico serviu de ferramenta de integração entre os alunos e os participantes das oficinas. Essa metodologia proporcionou uma correlação entre os integrantes do grupo, uma vez que envolveu atividades teóricas, dinâmicas em grupo e interatividade, a fim de abordar os temas que refletiam situações do cotidiano do aleitamento materno das nutrizes. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, de caráter descritivo, do tipo relato de experiência. Foram beneficiadas 87 pessoas, dentre elas mães, gestantes, familiares e profissionais de saúde de sete Unidades Básicas de Saúde da cidade de Petrolina-PE. Ao final das atividades objetivadas, percebeu-se que existem muitos fatores que mascaram a prática correta do aleitamento materno, sendo eles culturais ou socioeconômicos e que os profissionais de saúde são o elo primordial entre a família e o conhecimento científico, necessário para a desmistificação desses tabus.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

