Perfil socioeducacional dos docentes dos cursos de licenciatura em educação do campo da região Centro-Oeste: desafios e potencialidades

Autores

  • Me. Fernanda Richele Gomes da Cruz Universidade de São Paulo
  • Drª. Simara Maria Tavares Nunes Universidade Federal de Catalão

Palavras-chave:

Professores formadores, Licenciatura em Educação do Campo, Perfil socioeducacional docente

Resumo

Em 2012, foi publicado o Edital SESU/SETEC/SECADI/MEC com o propósito de ampliar o número de Instituições de Ensino Superior ofertantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo, além de promover sua institucionalização. Essa iniciativa visava atender à crescente demanda emergencial por professores qualificados para atuar em contextos rurais e capacitados a compreender e enfrentar os desafios específicos da realidade do campesinato. Nesse contexto, foram implementados quatro cursos na Região Centro-Oeste, com início das atividades no primeiro semestre de 2014. Este estudo tem como objetivo analisar o perfil dos docentes formadores que atuam nesses cursos. Para isso, foram coletados dados por meio de formulários aplicados a 11 docentes desses cursos. Após a coleta, os dados foram analisados utilizando uma abordagem interpretativa. Este estudo constitui um recorte de uma pesquisa mais ampla que buscou compreender os desafios enfrentados pelos docentes em sua atuação nesses cursos. Os resultados obtidos permitiram traçar o perfil socioeducacional e demográfico dos participantes, conforme descrito a seguir: Faixa etária e sexo - a maior parte dos professores tem entre 35 e 50 anos, com predominância feminina (64%). Apenas três participantes estão na faixa etária acima de 50 anos; Cor/raça - o grupo é diversificado, com 45% se autodeclarando brancos, 18% pardos, 18% negros e 9% indígenas, refletindo uma significativa pluralidade racial; Origem escolar - a maioria dos docentes realizou sua formação básica em escolas públicas (82%), sendo que alguns destacaram origens em escolas urbanas, periféricas ou de centros urbanos; e Escolarização e formação acadêmica - os professores possuem formação superior em áreas diversas, como Pedagogia (36%), Ciências Biológicas (27%), Filosofia, História, Serviço Social e Engenharia Agronômica. A graduação dos participantes ocorreu majoritariamente entre 1991 e 2010, com predominância nos anos 2000. Esses dados oferecem um panorama detalhado sobre o perfil e as características dos professores formadores envolvidos na pesquisa.

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Biografia do Autor

  • Me. Fernanda Richele Gomes da Cruz, Universidade de São Paulo

    Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição e doutoranda na Universidade de São Paulo (USP), na área de concentração "Estado, Sociedade e Educação". Suas áreas de interesse incluem educação, ecologia, educação do campo, gênero e sexualidade, relações étnico-raciais e educação ambiental.

  • Drª. Simara Maria Tavares Nunes, Universidade Federal de Catalão

    Licenciada e Bacharel (1995) em Química, Mestre (1999) e Doutora em Ciências (2003) - Área de Concentração Química - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Catalão, na área de Ensino de Química, atuando na Licenciatura em Educação do Campo - habilitação em Ciências da Natureza e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), Membro do NDE - Educação do Campo, Coordenadora Institucional do Pibid (desde 2022) e Coordenadora Geral de Estágios da UFCAT. Foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (2018-2022). Experiência na área da Ensino de Ciências da Natureza, com ênfase em Formação de Professores. Vice-Líder/Fundadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores - GEPEEC/UFG. Atua principalmente com projetos de Pesquisa e Extensão nos seguintes temas: processos de formação inicial e continuada de professores; práticas pedagógicas no contexto da Educação do Campo; Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente); Educação Ambiental; estratégias de Divulgação Científica; e a contribuição da extensão universitária para a formação docente.

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Publicado

19-10-2025

Como Citar

GOMES DA CRUZ, Fernanda Richele; NUNES, Simara Maria Tavares. Perfil socioeducacional dos docentes dos cursos de licenciatura em educação do campo da região Centro-Oeste: desafios e potencialidades. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 15, n. 37, p. A8 1 – 25, 2025. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/3161. Acesso em: 24 out. 2025.