Gestão de tempo entre graduandos de medicina: é possível conciliar tempo de estudo com qualidade de vida?

Autores

Palavras-chave:

Desempenho acadêmico, Indicadores de Qualidade de Vida, Educação de Graduação em Medicina

Resumo

A formação médica impõe intensa carga horária e pressões socioeconômicas, o que compromete a gestão do tempo e a saúde mental dos discentes. Apesar dos benefícios acerca do autocuidado serem reconhecidos, há escassez de estudos sobre o impacto do lazer e do descanso no desempenho acadêmico e na qualidade de vida estudantil. Diante desta inquietação, este estudo objetiva avaliar a relação entre qualidade de vida, gestão do tempo e desempenho acadêmico de discentes de Medicina, a partir de um estudo quantitativo, transversal e observacional com 114 discentes de Medicina da UNIVASF, Campus Paulo Afonso. Para tanto, foi utilizado o WHOQOL-BREF e questionário semiestruturado sobre tempo de lazer e estudo, cuja coleta ocorreu de modo on-line, garantindo anonimato e segurança dos dados, resultando numa amostra definida por cálculo amostral, com 95% de confiança e 5% de erro. Os índices médios de qualidade de vida, avaliados pelo WHOQOL-BREF, entre as turmas discentes avaliadas ficaram entre 62,3% e 68,8%, indicando boa qualidade de vida dos discentes, com correlação positiva entre tempos dedicados ao descanso (p=0,001), lazer (p<0,03) e prática física (p=0,002) e índices de qualidade de vida. Identificou-se que o coeficiente de rendimento está diretamente relacionado com o tempo de estudo (p<0,02) e apresenta relação com a autopercepção de desempenho acadêmico discente (p<0,0001). O estudo foi pioneiro ao abordar correlações entre qualidade de vida, lazer, sono e desempenho acadêmico, apresentando dados que podem auxiliar pesquisas futuras acerca do tema.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Márcio Fabrício Falcão de Paula Filho, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso, Bahia, Brasil

    Discente do Curso de Medicina

    Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Paulo Afonso-BA.

  • Maria Augusta Vasconcelos Palácio, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso, Bahia, Brasil

    Professora Adjunta do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), campus Paulo Afonso-BA. Doutorado em Educação em Ciências e Saúde.

  • Matheus Rodrigues Lopes, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

    Doutor em Ciências (Unicamp)

    Docente na Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Paulo Afonso-BA

Referências

AQUINO, Giulia; ALFI, Gaspare; RIEMANN, Dieter; LAURINO, Marco; MENICUCCI, Danilo; PIARULLI, Andrea; PALAGINI, Laura; GEMIGNANi, Angelo. Sleep is Essential for Mental Health: Potential Role of Slow Oscillations. Current Sleep Medicine Reports. v.10, n.1, p.1-10, 2024. doi:10.1007/s40675-024-00277-w

AYELLO, Alice Dresch; SOUZA, Maria Eduarda Stangler Papaléo de; CHALITO, Taquira; RICARDO, Milena; CUNHA, Mylena Phillipps; KNOP, Helen Gracieli da Cruz Furmann; VALENTE, Caroline; SILVA, Rosana Mara. Qualidade de vida relacionada a saúde e fatores associados em acadêmicos de medicina no internato. Revista de Gestão e Secretariado. v.15, n.11, e4333, 2024. doi:10.7769/gesec.v15i11.4333

AZEVEDO, Yasmin Pereira; BOMFIM, Ana Clara Ruback; SOUZA, Caroline Cruvinel de; MACHADO, Gabriela Sandes; SANTOS Lívia Martins dos; LOPES, Matheus Rodrigues. A dança como instrumento de redução do estresse entre acadêmicos. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v.12, n.27, p.291–306, 2022.

BAGDE, Manisha Moreshwar; SANDANSHIV, Akshaya Deoman. Imposter syndrome as a student feeling. International Journal of Science and Research Archive. v.11, n.2, p.1164-1166, 2024. doi:10.30574/ijsra.2024.11.2.0550

BANNUR, Sriguna; VEGGALAM, Shreya; VADAKEDATH, Sabitha; KANDI, Venkataramana. A Study on the Medical Students' Perspectives of Their Educational Environment. Cureus. v.16, n.11, e73272, 2024. doi:10.7759/cureus.73272

BERMÚDEZ, Paredes M.; VELÁSQUEZ, Bayona M.; MONSALVE, Lora M.; ESCOBAR, Viloria J. et al. Relationship Between Quality of Life and Academic Performance in a Sample of Colombian University Students. European Psychiatry. v. 67(S1), p. S599-S600. 2024. doi:10.1192/j.eurpsy.2024.1248.

BRUEN, Catherine; ILLING; Jan; DALY, Ronan; MEAGHER, Frances; DELANY, Caroline; OFFIAH, Gozie; DOHERTY, Sally; STUART, Ellen; CREHAN, Martina; KELLY, Helen. The transition from passive to active learner: medical student experiences of Case-Based Learning (CBL). BMC Medical Education. 2024. doi:10.21203/rs.3.rs-4713882/v1

CAVALCANTE, Matheus Sousa; CAZOLARI, Priscila Gadelha; GALLIANO, Stefano Alvarenga; COHRS, Frederico Molina; SAÑUDO, Adriana; SCHVEITZER, Mariana Cabral. Qualidade de vida dos estudantes do primeiro e sexto ano do curso de medicina. Revista de Medicina. v.98, n.2, p.99-107, 2019. doi:10.11606/issn.1679-9836.v98i2p99-107

CONCEIÇÃO, Ludmila de Souza; BATISTA, Cássia Beatriz; DÂMASO, Juliana Gomes Bergo; PEREIRA, Bruna Schipmann; CARNIELE, Rafael Cevolani; PEREIRA, Gabriel dos Santos. Saúde mental dos estudantes de medicina brasileiros: uma revisão sistemática da literatura. Avaliação (Campinas). v.24, n.3, p.785-802, 2019. doi:10.1590/S1414-40772019000300012

COSTA, Deyvison Soares da; MEDEIROS, Natany de Souza Batista, CORDEIRO, Rayane Alves; FRUTUOSO, Everton de Souza; LOPES, Johnnatas Mikael; MOREIRA, Simone da Nóbrega Tomaz. Sintomas de Depressão, Ansiedade e Estresse em Estudantes de Medicina e Estratégias Institucionais de Enfrentamento. Revista Brasileira De Educação Médica. v.44, n.1, e040, 2020. doi:10.1590/1981-5271v44.1-20190069

DAMIANO, Rodolfo F.; OLIVEIRA, Isabella N.; EZEQUIEL, Oscarina da S.; LUCCHETTI, Alessandra L.; LUCCHETTI Giancarlo. The root of the problem: identifying major sources of stress in Brazilian medical students and developing the Medical Student Stress Factor Scale. Brazilian Journal of Psychiatry. v.43, n.1, p.35–42, 2020. doi:10.1590/1516-4446-2019-0824

FARIAS, Fernando Iago Rodrigues de; GONÇALVES, Lorena Guerra; SAMPAIO, Josineide Francisco; CAVALCANTE, Jairo Calado. Atividades Extracurriculares na Formação Médica: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Sustinere. v.12, n.1, p. 497–516, 2024. doi:10.12957/sustinere.2024.56202

GAN, G.G.; LING, H. Yuen. Anxiety, depression and quality of life of medical students in Malaysia. Medical Journal of Malaysia. v.74, n1, p.57-61, 2019.

HOWARTH, Nathan E; MILLER, Michelle A. Sleep, Sleep Disorders, and Mental Health: A Narrative Review. Heart and Mind. v.8, n.3, p. 146-158, 2024. doi:10.4103/hm.HM-D-24-00030

KAYHAN, Abdullah; KARAMAN, Semih; MEHMET, Demirel; KARA, Inci. Examining Leisure Management Skills of Medical Faculty Students. Genel Tip Derg. v.33, n.6, p.664-669, 2023. doi:10.54005/geneltip.1240837

KUBRUSLY, Marcos; SILVA, Paulo Goberlânio de Barros; VASCONCELOS, Gabriel Vidal de; LEITE, Emanuel Delano Lima Gonçalves; SANTOS, Priscilla de Almeida; ROCHA, Hermano Alexandre Lima. Nomophobia among medical students and its association with depression, anxiety, stress and academic performance. Revista Brasileira de Educação Médica. v.45, n.3, e162, 2021. doi: 10.1590/1981-5271v45.3-20200493.ING

MELILLO, Vitória Teixeira; CHAGAS, Afonso Pena de Azevedo; LEITE, Roberta Vasconcelos. Mentoria entre pares na transição para ciclo clínico na Famed/UFVJM. Revista Brasileira de Educação Médica. v.48, n.4, e097, 2024. doi:10.1590/1981-5271v48.4-2023-0082

MONSORES, Geneci Leme; NOVAES, Guilherme. Qualidade de vida no trabalho e sua relevância para a produtividade. Revista Teccen. v.15, n.1, 2022. doi:10.21727/teccen.v15i1.2917

NASCIMENTO, Ricardo; JESUS, Karina Aléssio de; GARCIA, Olga Regina Zigelli. Síndrome de burnout em residentes de ginecologia e obstetrícia de uma maternidade-escola. Revista Brasileira De Educação Médica. v.48, n.2, e042, 2024. doi:10.1590/1981-5271v48.2-2021-0510

OLIVEIRA, Sarah Beatriz Soares de; SANTOS, Sandro Vinícius Sales dos; FLORES, Maria José Batista Pinto. Metodologias ativas na educação médica: Percepção de estudantes. Revista Portuguesa de Educação. v.36, n.2, e23038, 2023. doi:10.21814/rpe.25193

SAEZ ABELLO, Guillermo Andrés; ARIZA VIVIESCAS, Andrés Mauricio; LAURIN, Lynda Louise and PUPO SFEIR, Luis Eduardo. Quality of Life and Academic Performance in Young Students from Caldas, Colombia: Pilot Study. Revista Andina de Educación. v.7, n.1, 718, 2023. doi:10.32719/26312816.2023.7.1.8

SALAMA, Eduardo Paglioni; OLIVEIRA, Kelton Silva de. Perspectives on Medical Education in Paraguay: Time Management, Mental Health, and Self-Awareness Strategies for Brazilian Students. Seminars in Medical Writing and Education. v.3, n.77, p.77, 2024. doi:10.56294/mw202477

SATHEESHA, Nayak B.; MIRANDA, Sonia Anne; FITZROL, Ozri Jon bin; ANTHONY, Lawrence et al. The Impact of Physical Activities on the Academic Performance of Medical Students. Online Journal of Health and Allied Sciences. v. 15(2):4. 2016. Disponível em: http://www.ojhas.org/issue58/2016-2-4.html. Acesso em 24/01/2025.

SATTI, Muhammad Zubair; KHAN, Tayyab Mumtaz; QURAT-UL-AIN, Qurat-Ul-Ain; AZHAR, Muhammad Junaid; JAVED, Hassan; YASEEN, Mariam; RAJA, Maria Taskeen; ZAMIR, Areeba; HAMZA, Muhammad. Association of Physical Activity and Sleep Quality with Academic Performance Among Fourth year MBBS Students of Rawalpindi Medical University. Cureus. v.11, n.7, e5086, 2019. doi:10.7759/cureus.5086

SULTANA, Yasmin; CHIWALA, Omega. Relationship between Sleep Hygiene Practices, Quality of Life and Academic Performance among Medical Students. International Journal of Current Science Research and Review. v. 7, p. 5835-5850, 2024. doi: https://doi.org/10.47191/ijcsrr/V7-i7-104.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF). Colegiado do Curso de Medicina, campus Paulo Afonso/BA. Projeto pedagógico do curso de Medicina campus Paulo Afonso - BA. 2020. Disponível em: https://portais.univasf.edu.br/medicina-pa/medicina-pa/documentos-e-normas/projeto-pedagogico-do-curso-de-medicina-cmed-pav-2013-2022.pdf. Acesso: 19 nov. 2024.

VESTERGAARD, Cecilie L; SKOGEN, Jens C; HYSING, Mari; HARVEY, Allison G; VEDAA, Øystein; SIVERSTEN, Børge. Sleep duration and mental health in young adults. Sleep Medicine. v.115, p.30-8, 2024. doi:10.1016/j.sleep.2024.01.021

VIEIRA, Josimar de Aparecido; CASTAMAN, Ana Sara; JUNGES JUNIOR, Mario Luiz. Produtivismo acadêmico: representação da universidade como espaço de reprodução social. Avaliação (Campinas). v.26, n.1, p.253-69, 2021. doi:10.1590/S1414-40772021000100014

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Enhanced Well-being (WEL), Health Promotion (HPR). WHOQOL User Manual. 2012. 106p. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/WHO-HIS-HSI-Rev.2012-3. Acesso: 19 nov. 2024.

YASMEEN, Qamar; YASMEEN, Nighat; YASMEEN, Summaira. Stress levels and the factors associated with perceived stress among medical students. Journal of Rehman Medical Institute. v.9, n.4, 2023. doi:10.52442/jrmi.v9i4.596

ZHANG, Yanhao; LIN, Xiaoli; YU, Lina; BAI, Xue; LI, Xiangyu; LONG, Wenfei. Sources of stress and coping strategies among chinese medical graduate students: a qualitative study. BMC Medical Education. v.24, n.1, p.624, 2024. doi:10.1186/s12909-024-05603-y

Downloads

Publicado

18-10-2025

Como Citar

FALCÃO DE PAULA FILHO, Márcio Fabrício; VASCONCELOS PALÁCIO, Maria Augusta; RODRIGUES LOPES, Matheus. Gestão de tempo entre graduandos de medicina: é possível conciliar tempo de estudo com qualidade de vida?. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 15, n. 37, p. A7 1 – 26, 2025. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/3179. Acesso em: 24 out. 2025.