Gestão de tempo entre graduandos de medicina: é possível conciliar tempo de estudo com qualidade de vida?
Palavras-chave:
Desempenho acadêmico, Indicadores de Qualidade de Vida, Educação de Graduação em MedicinaResumo
A formação médica impõe intensa carga horária e pressões socioeconômicas, o que compromete a gestão do tempo e a saúde mental dos discentes. Apesar dos benefícios acerca do autocuidado serem reconhecidos, há escassez de estudos sobre o impacto do lazer e do descanso no desempenho acadêmico e na qualidade de vida estudantil. Diante desta inquietação, este estudo objetiva avaliar a relação entre qualidade de vida, gestão do tempo e desempenho acadêmico de discentes de Medicina, a partir de um estudo quantitativo, transversal e observacional com 114 discentes de Medicina da UNIVASF, Campus Paulo Afonso. Para tanto, foi utilizado o WHOQOL-BREF e questionário semiestruturado sobre tempo de lazer e estudo, cuja coleta ocorreu de modo on-line, garantindo anonimato e segurança dos dados, resultando numa amostra definida por cálculo amostral, com 95% de confiança e 5% de erro. Os índices médios de qualidade de vida, avaliados pelo WHOQOL-BREF, entre as turmas discentes avaliadas ficaram entre 62,3% e 68,8%, indicando boa qualidade de vida dos discentes, com correlação positiva entre tempos dedicados ao descanso (p=0,001), lazer (p<0,03) e prática física (p=0,002) e índices de qualidade de vida. Identificou-se que o coeficiente de rendimento está diretamente relacionado com o tempo de estudo (p<0,02) e apresenta relação com a autopercepção de desempenho acadêmico discente (p<0,0001). O estudo foi pioneiro ao abordar correlações entre qualidade de vida, lazer, sono e desempenho acadêmico, apresentando dados que podem auxiliar pesquisas futuras acerca do tema.
Downloads
Referências
AQUINO, Giulia; ALFI, Gaspare; RIEMANN, Dieter; LAURINO, Marco; MENICUCCI, Danilo; PIARULLI, Andrea; PALAGINI, Laura; GEMIGNANi, Angelo. Sleep is Essential for Mental Health: Potential Role of Slow Oscillations. Current Sleep Medicine Reports. v.10, n.1, p.1-10, 2024. doi:10.1007/s40675-024-00277-w
AYELLO, Alice Dresch; SOUZA, Maria Eduarda Stangler Papaléo de; CHALITO, Taquira; RICARDO, Milena; CUNHA, Mylena Phillipps; KNOP, Helen Gracieli da Cruz Furmann; VALENTE, Caroline; SILVA, Rosana Mara. Qualidade de vida relacionada a saúde e fatores associados em acadêmicos de medicina no internato. Revista de Gestão e Secretariado. v.15, n.11, e4333, 2024. doi:10.7769/gesec.v15i11.4333
AZEVEDO, Yasmin Pereira; BOMFIM, Ana Clara Ruback; SOUZA, Caroline Cruvinel de; MACHADO, Gabriela Sandes; SANTOS Lívia Martins dos; LOPES, Matheus Rodrigues. A dança como instrumento de redução do estresse entre acadêmicos. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v.12, n.27, p.291–306, 2022.
BAGDE, Manisha Moreshwar; SANDANSHIV, Akshaya Deoman. Imposter syndrome as a student feeling. International Journal of Science and Research Archive. v.11, n.2, p.1164-1166, 2024. doi:10.30574/ijsra.2024.11.2.0550
BANNUR, Sriguna; VEGGALAM, Shreya; VADAKEDATH, Sabitha; KANDI, Venkataramana. A Study on the Medical Students' Perspectives of Their Educational Environment. Cureus. v.16, n.11, e73272, 2024. doi:10.7759/cureus.73272
BERMÚDEZ, Paredes M.; VELÁSQUEZ, Bayona M.; MONSALVE, Lora M.; ESCOBAR, Viloria J. et al. Relationship Between Quality of Life and Academic Performance in a Sample of Colombian University Students. European Psychiatry. v. 67(S1), p. S599-S600. 2024. doi:10.1192/j.eurpsy.2024.1248.
BRUEN, Catherine; ILLING; Jan; DALY, Ronan; MEAGHER, Frances; DELANY, Caroline; OFFIAH, Gozie; DOHERTY, Sally; STUART, Ellen; CREHAN, Martina; KELLY, Helen. The transition from passive to active learner: medical student experiences of Case-Based Learning (CBL). BMC Medical Education. 2024. doi:10.21203/rs.3.rs-4713882/v1
CAVALCANTE, Matheus Sousa; CAZOLARI, Priscila Gadelha; GALLIANO, Stefano Alvarenga; COHRS, Frederico Molina; SAÑUDO, Adriana; SCHVEITZER, Mariana Cabral. Qualidade de vida dos estudantes do primeiro e sexto ano do curso de medicina. Revista de Medicina. v.98, n.2, p.99-107, 2019. doi:10.11606/issn.1679-9836.v98i2p99-107
CONCEIÇÃO, Ludmila de Souza; BATISTA, Cássia Beatriz; DÂMASO, Juliana Gomes Bergo; PEREIRA, Bruna Schipmann; CARNIELE, Rafael Cevolani; PEREIRA, Gabriel dos Santos. Saúde mental dos estudantes de medicina brasileiros: uma revisão sistemática da literatura. Avaliação (Campinas). v.24, n.3, p.785-802, 2019. doi:10.1590/S1414-40772019000300012
COSTA, Deyvison Soares da; MEDEIROS, Natany de Souza Batista, CORDEIRO, Rayane Alves; FRUTUOSO, Everton de Souza; LOPES, Johnnatas Mikael; MOREIRA, Simone da Nóbrega Tomaz. Sintomas de Depressão, Ansiedade e Estresse em Estudantes de Medicina e Estratégias Institucionais de Enfrentamento. Revista Brasileira De Educação Médica. v.44, n.1, e040, 2020. doi:10.1590/1981-5271v44.1-20190069
DAMIANO, Rodolfo F.; OLIVEIRA, Isabella N.; EZEQUIEL, Oscarina da S.; LUCCHETTI, Alessandra L.; LUCCHETTI Giancarlo. The root of the problem: identifying major sources of stress in Brazilian medical students and developing the Medical Student Stress Factor Scale. Brazilian Journal of Psychiatry. v.43, n.1, p.35–42, 2020. doi:10.1590/1516-4446-2019-0824
FARIAS, Fernando Iago Rodrigues de; GONÇALVES, Lorena Guerra; SAMPAIO, Josineide Francisco; CAVALCANTE, Jairo Calado. Atividades Extracurriculares na Formação Médica: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Sustinere. v.12, n.1, p. 497–516, 2024. doi:10.12957/sustinere.2024.56202
GAN, G.G.; LING, H. Yuen. Anxiety, depression and quality of life of medical students in Malaysia. Medical Journal of Malaysia. v.74, n1, p.57-61, 2019.
HOWARTH, Nathan E; MILLER, Michelle A. Sleep, Sleep Disorders, and Mental Health: A Narrative Review. Heart and Mind. v.8, n.3, p. 146-158, 2024. doi:10.4103/hm.HM-D-24-00030
KAYHAN, Abdullah; KARAMAN, Semih; MEHMET, Demirel; KARA, Inci. Examining Leisure Management Skills of Medical Faculty Students. Genel Tip Derg. v.33, n.6, p.664-669, 2023. doi:10.54005/geneltip.1240837
KUBRUSLY, Marcos; SILVA, Paulo Goberlânio de Barros; VASCONCELOS, Gabriel Vidal de; LEITE, Emanuel Delano Lima Gonçalves; SANTOS, Priscilla de Almeida; ROCHA, Hermano Alexandre Lima. Nomophobia among medical students and its association with depression, anxiety, stress and academic performance. Revista Brasileira de Educação Médica. v.45, n.3, e162, 2021. doi: 10.1590/1981-5271v45.3-20200493.ING
MELILLO, Vitória Teixeira; CHAGAS, Afonso Pena de Azevedo; LEITE, Roberta Vasconcelos. Mentoria entre pares na transição para ciclo clínico na Famed/UFVJM. Revista Brasileira de Educação Médica. v.48, n.4, e097, 2024. doi:10.1590/1981-5271v48.4-2023-0082
MONSORES, Geneci Leme; NOVAES, Guilherme. Qualidade de vida no trabalho e sua relevância para a produtividade. Revista Teccen. v.15, n.1, 2022. doi:10.21727/teccen.v15i1.2917
NASCIMENTO, Ricardo; JESUS, Karina Aléssio de; GARCIA, Olga Regina Zigelli. Síndrome de burnout em residentes de ginecologia e obstetrícia de uma maternidade-escola. Revista Brasileira De Educação Médica. v.48, n.2, e042, 2024. doi:10.1590/1981-5271v48.2-2021-0510
OLIVEIRA, Sarah Beatriz Soares de; SANTOS, Sandro Vinícius Sales dos; FLORES, Maria José Batista Pinto. Metodologias ativas na educação médica: Percepção de estudantes. Revista Portuguesa de Educação. v.36, n.2, e23038, 2023. doi:10.21814/rpe.25193
SAEZ ABELLO, Guillermo Andrés; ARIZA VIVIESCAS, Andrés Mauricio; LAURIN, Lynda Louise and PUPO SFEIR, Luis Eduardo. Quality of Life and Academic Performance in Young Students from Caldas, Colombia: Pilot Study. Revista Andina de Educación. v.7, n.1, 718, 2023. doi:10.32719/26312816.2023.7.1.8
SALAMA, Eduardo Paglioni; OLIVEIRA, Kelton Silva de. Perspectives on Medical Education in Paraguay: Time Management, Mental Health, and Self-Awareness Strategies for Brazilian Students. Seminars in Medical Writing and Education. v.3, n.77, p.77, 2024. doi:10.56294/mw202477
SATHEESHA, Nayak B.; MIRANDA, Sonia Anne; FITZROL, Ozri Jon bin; ANTHONY, Lawrence et al. The Impact of Physical Activities on the Academic Performance of Medical Students. Online Journal of Health and Allied Sciences. v. 15(2):4. 2016. Disponível em: http://www.ojhas.org/issue58/2016-2-4.html. Acesso em 24/01/2025.
SATTI, Muhammad Zubair; KHAN, Tayyab Mumtaz; QURAT-UL-AIN, Qurat-Ul-Ain; AZHAR, Muhammad Junaid; JAVED, Hassan; YASEEN, Mariam; RAJA, Maria Taskeen; ZAMIR, Areeba; HAMZA, Muhammad. Association of Physical Activity and Sleep Quality with Academic Performance Among Fourth year MBBS Students of Rawalpindi Medical University. Cureus. v.11, n.7, e5086, 2019. doi:10.7759/cureus.5086
SULTANA, Yasmin; CHIWALA, Omega. Relationship between Sleep Hygiene Practices, Quality of Life and Academic Performance among Medical Students. International Journal of Current Science Research and Review. v. 7, p. 5835-5850, 2024. doi: https://doi.org/10.47191/ijcsrr/V7-i7-104.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF). Colegiado do Curso de Medicina, campus Paulo Afonso/BA. Projeto pedagógico do curso de Medicina campus Paulo Afonso - BA. 2020. Disponível em: https://portais.univasf.edu.br/medicina-pa/medicina-pa/documentos-e-normas/projeto-pedagogico-do-curso-de-medicina-cmed-pav-2013-2022.pdf. Acesso: 19 nov. 2024.
VESTERGAARD, Cecilie L; SKOGEN, Jens C; HYSING, Mari; HARVEY, Allison G; VEDAA, Øystein; SIVERSTEN, Børge. Sleep duration and mental health in young adults. Sleep Medicine. v.115, p.30-8, 2024. doi:10.1016/j.sleep.2024.01.021
VIEIRA, Josimar de Aparecido; CASTAMAN, Ana Sara; JUNGES JUNIOR, Mario Luiz. Produtivismo acadêmico: representação da universidade como espaço de reprodução social. Avaliação (Campinas). v.26, n.1, p.253-69, 2021. doi:10.1590/S1414-40772021000100014
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Enhanced Well-being (WEL), Health Promotion (HPR). WHOQOL User Manual. 2012. 106p. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/WHO-HIS-HSI-Rev.2012-3. Acesso: 19 nov. 2024.
YASMEEN, Qamar; YASMEEN, Nighat; YASMEEN, Summaira. Stress levels and the factors associated with perceived stress among medical students. Journal of Rehman Medical Institute. v.9, n.4, 2023. doi:10.52442/jrmi.v9i4.596
ZHANG, Yanhao; LIN, Xiaoli; YU, Lina; BAI, Xue; LI, Xiangyu; LONG, Wenfei. Sources of stress and coping strategies among chinese medical graduate students: a qualitative study. BMC Medical Education. v.24, n.1, p.624, 2024. doi:10.1186/s12909-024-05603-y
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.









