MAL-ESTAR DOCENTE
QUANDO A PRÁTICA COMPROMETE A SAUDE DO PROFESSOR
Palavras-chave:
Escola, Professor, Mal-estar docente, SaúdeResumo
Esse trabalho objetivou compreender como se apresenta o mal-estar na prática pedagógica de professores de escolas públicas num município brasileiro. A metodologia utilizada esteve embasada na perspectiva qualitativa de cunho fenomenológico. Discutir a temática mal-estar docente foi considerado importante, pois, no mundo pós-moderno, novos cenários vêm se redefinindo com o capitalismo mundial integrado e produção de novas tecnologias. Os dados analisados apontam que essas mudanças refletem na reestruturação e reforma dos sistemas educativos, promovendo o aumento da tensão na prática do professor, elevando o nível de responsabilidades dos educadores. Nesse contexto, compreende-se que o trabalho docente vem se configurando como um trabalho complexo, envolvendo inúmeras problemáticas, desde as transformações contemporâneas vivenciadas pela sociedade até questões cotidianas na sala de aula, afetando diretamente a saúde do professor.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

