OFICINAS FORMATIVAS PARA O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO UTERINO
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Educação Permanente, Agentes Comunitários de Saúde, Neoplasia Intraepitelial de Colo do Útero, Atenção Primária à Saúde, Promoção da SaúdeResumo
O câncer do colo uterino é a terceira causa de morte em mulheres no Brasil, o que configura um grave problema de saúde pública. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), se tornam peças fundamentais para o rastreamento do Câncer de Colo do Útero através da Educação em Saúde. O objetivo desse artigo é relatar a experiência de discentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco, durante oficinas formativas em saúde com os ACS da Unidade Básica de Saúde Dr. Gaudêncio José do Nascimento, em Petrolina/PE. Trata-se de um relato de experiência de oficinas formativas promovidas por discentes dos cursos de Enfermagem e Medicina da UNIVASF para ACS, em maio de 2023, com a participação de 11 ACS, os quais se mostraram interessados e atualizados com o tema, e suas indagações foram sanadas. Depois das oficinas, os ACS demonstraram se sentir seguros para orientar a população feminina de sua área. Através das oficinas aplicadas, foi possível a realização de outras atividades que favoreceram o controle do CA de Colo Uterino, como marcação da realização de 63 citopatológicos, busca ativa das crianças sem vacina contra o HPV e realização 30 vacinas por meio de um mutirão na UBS e escolas de referência do território. As atividades puderam proporcionar ganhos enriquecedores e relevantes para todos os envolvidos ampliando e melhorando a assistência integral à saúde da mulher e prevenindo o câncer do colo uterino garantindo um dos objetivos da agenda de saúde do Brasil: o controle do câncer do colo de útero.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.