OFICINAS FORMATIVAS PARA O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO UTERINO

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Cleison Keulys dos Santos Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf
  • Maria Eduarda dos Santos Batista Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf
  • Marisie de Jesus Santos Cruz Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf
  • Maria Eugênia Lima Dantas Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf
  • Cayque Zoratto Pinto Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf
  • Letícia Araújo Campos Alexandre Universidade de Pernambuco - UPE
  • Lucimara Araújo Campos Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf https://orcid.org/0000-0002-9190-8553

Palavras-chave:

Educação Permanente, Agentes Comunitários de Saúde, Neoplasia Intraepitelial de Colo do Útero, Atenção Primária à Saúde, Promoção da Saúde

Resumo

O câncer do colo uterino é a terceira causa de morte em mulheres no Brasil, o que configura um grave problema de saúde pública. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), se tornam peças fundamentais para o rastreamento do Câncer de Colo do Útero através da Educação em Saúde. O objetivo desse artigo é relatar a experiência de discentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco, durante oficinas formativas em saúde com os ACS da Unidade Básica de Saúde Dr. Gaudêncio José do Nascimento, em Petrolina/PE. Trata-se de um relato de experiência de oficinas formativas promovidas por discentes dos cursos de Enfermagem e Medicina da UNIVASF para ACS, em maio de 2023, com a participação de 11 ACS, os quais se mostraram interessados e atualizados com o tema, e suas indagações foram sanadas. Depois das oficinas, os ACS demonstraram se sentir seguros para orientar a população feminina de sua área. Através das oficinas aplicadas, foi possível a realização de outras atividades que favoreceram o controle do CA de Colo Uterino, como marcação da realização de 63 citopatológicos, busca ativa das crianças sem vacina contra o HPV e realização 30 vacinas por meio de um mutirão na UBS e escolas de referência do território. As atividades puderam proporcionar ganhos enriquecedores e relevantes para todos os envolvidos ampliando e melhorando a assistência integral à saúde da mulher e prevenindo o câncer do colo uterino garantindo um dos objetivos da agenda de saúde do Brasil: o controle do câncer do colo de útero.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucimara Araújo Campos, Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf

    Doutora em Oncologia pela Fundação Antonio Prudente - A.C.Camargo Cancer Center, possui mestrado em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), Especialização em Programa de Saúde da Família pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA), Especialização em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) e Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Adjunta do Colegiado de Enfermagem, módulo Saúde Coletiva e Serviços de Saúde da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESCO) e do Núcleo de Vigilância em Saúde. Coordenadora Institucional de Tutoria da Secretaria de Educação a Distância da UNIVASF.

Downloads

Publicado

2025-06-19

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

DOS SANTOS SILVA, Cleison Keulys; DOS SANTOS BATISTA, Maria Eduarda; DE JESUS SANTOS CRUZ, Marisie; LIMA DANTAS, Maria Eugênia; ZORATTO PINTO SANTOS, Cayque; ARAÚJO CAMPOS ALEXANDRE, Letícia; ARAÚJO CAMPOS, Lucimara. OFICINAS FORMATIVAS PARA O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO UTERINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 15, n. 35, p. R6 01–16, 2025. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/3192. Acesso em: 2 ago. 2025.