O ÍNDIO E SEU ESPELHO VIRTUAL
REFLEXÕES SOBRE A AUTO-IDENTIFICAÇÃO PANKARARU NA CONTEMPORANEIDADE
Palavras-chave:
Pankararu, Conflitos, Identidade, Educação IndígenaResumo
O exercício para uma classificação homogeneizante de grupos etnicamente distintos levanta questões a respeito das suas tradições, com rebatimento nos seus processos identitários e territoriais. O que define ser ou não ser índio na contemporaneidade? Contrariando a ossificada e colonizadora ideia da imagem de um “índio original”, que habita predominantemente o processo educacional e político brasileiro, percebe-se a abrangência dessas identidades não só no campo do território físico/geográfico, mas, também, num outro atingido pelas diversas formas e meios de virtualização no Ciberespaço. Nessa direção, percebem-se as intencionalidades jurídicas que, sob o argumento de uma unidade nacional, propõe descasos oficiais em prol da exploração dos territórios tradicionais desses povos, o que é frequentemente divulgado nos espaços de formação oficiais. Ressalta-se, por fim, a importância das mídias livres para a construção de processos educacionais que promovam o reconhecimento de uma imagem de índio baseada numa perspectiva do sentido construído por esses grupos, e não a partir de pressões da ação homogeneizante dos sistemas históricos atrelados a modelos colonizadores, com rebatimento no campo jurídico-formal.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.