Síndrome da alienação parental sob o olhar da abordagem bioecológica do desenvolvimento de Urie Bronfenbrenner
Palavras-chave:
Teoria bioecológica, Desenvolvimento infantil, Alienação parentalResumo
A partir de uma reflexão teórica do fenômeno da alienação parental fundamentada na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner, realizou-se este estudo sobre as implicações da Síndrome da Alienação Parental na criança, destacando as estratégias utilizadas por pais alienadores e os comportamentos mais frequentes nos filhos que sofrem o corte dos vínculos familiares. Analisou-se o desenvolvimento humano a partir dos aspectos do microssistema, exossistema, mesossistema e macrossistema, enquanto espaços e condições que precisam ser revistos pelos campos jurídico, psicológico e pedagógico, por se constituírem promotores dos vínculos interpessoais, díades entre pais e filhos que asseguram o desenvolvimento da criança.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.