A inserção do lúdico em atividades de educação em saúde na creche-escola Casa da Criança, em Petrolina-PE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14535968Palavras-chave:
Educação infantil, Saúde da criança, LúdicoResumo
A fim de pôr em prática os princípios e normas que condicionam o cuidado, como a educação na saúde, graduandos da UNIVASF desenvolveram o projeto de extensão “EsPaRaDráPiCoS – Reconstruindo sua Saúde”, no período de 2006 a 2007. A ideia central do projeto foi trabalhar com crianças, de 2 a 7 anos de idade da Creche Casa da Criança (instituição filantrópica que presta serviços nas áreas de saúde e educação a crianças de baixa renda). A realização do trabalho foi direcionada para a conscientização da melhoria de hábitos como o alimentar, a higiene corporal e a prevenção de acidentes domésticos; além de proporcionar, aos graduandos, a busca de conhecimentos científicos tanto no meio acadêmico como na sociedade, assim como a prática dos princípios e normas que condicionam o cuidado, como a educação na saúde. Nesse contexto, visando à educação para a saúde infantil, foram utilizados métodos como mini-shows, peças teatrais, músicas, danças, jogos e dinâmicas, de forma interativa, criativa e divertida, almejando um melhor envolvimento e aproveitamento da criança. A partir da unificação do lúdico e do conhecimento científico foi possível despertar nas crianças o interesse de desenvolver e/ou permanecer a prática de hábitos saudáveis, que foram transmitidos durante as apresentações do projeto. Sendo assim, o trabalho pôde subsidiar o fortalecimento na promoção de mudanças, flexibilização das ações humanas na atuação profissional, desenvolvimento de novos potenciais e impulsionamento da criatividade no exercício do cuidar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

