Política linguística para educação escolar indígena dos Tremembé cearenses
Mots-clés :
Políticas Linguísticas, Políticas Educacionais, Línguas Indígenas, Povo TremembéRésumé
O objetivo desse estudo é analisar as políticas linguísticas construídas para a educação do povo Tremembé da Barra do Mundaú, do município de Itapipoca - Ceará. Também são objetivos dessa pesquisa, identificar uso de línguas indígenas e analisar as narrativas autobiográficas de um tronco velho e de uma professora indígena, que tratam sobre a relação entre história, cultura e linguagem. A metodologia exploratória, de caráter qualitativo, é um estudo de campo que analisa questões de políticas linguísticas para os povos indígenas, tais como a recuperação de vocabulário e o uso de línguas. O resultado das investigações aponta para do reconhecimento da relevância do papel da política linguística na resistência das práticas tradicionais e culturais no espaço escolar. Faz-se necessário estudos sobre políticas linguísticas declaradas e não declaradas os povos indígenas para enfatizar a ausência ou a precariedade de políticas em torno da preservação e revitalização das línguas dos povos originários.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

