Educação Permanente no Fortalecimento de Equipes para Convivências: Experiência Multiprofissional no Ceará
Keywords:
Educação permanente, Formação multiprofissional, Interdisciplinaridade, Grupos de convivênciaAbstract
O presente relato de experiência descreve uma ação formativa multiprofissional voltada aos grupos de convivência, realizada em Maranguape/CE, fundamentada em postulados da teoria da complexidade e princípios das políticas nacionais de educação permanente em saúde e de práticas integrativas e complementares. A proposta buscou integrar teoria e prática, fomentar a interdisciplinaridade e fortalecer equipes para o cuidado a partir de metodologias inovadoras. Foram utilizadas estratégias de imersão, observação participante e registros em diário de bordo. Os resultados apontaram aprendizagens coletivas, ampliação de vínculos profissionais, coesão grupal e valorização do cuidado ao cuidador. Conclui-se que a experiência evidencia o potencial das convivências como dispositivos formativos inovadores no campo da saúde, favorecendo a qualificação profissional e a construção de práticas colaborativas.
Downloads
References
ABIB, Gustavo; HOPPEN, Norberto; JUNIOR, Paulo Hayashi. Observação participante em estudos de administração da informação no Brasil. Revista de Administração de Empresas, 2013.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência.
Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. (Série B. Textos Básicos de Saúde). ISBN 978-85-334-1596-6.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS: PNPIC-SUS. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. (Série B. Textos Básicos de Saúde).
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde; Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Guia prático do cuidador. Brasília: Ministério da Saúde, 2008. (Série A. Normas e Manuais Técnicos). ISBN
978-85-334-1472-3.
CIANNI, Juliana Marques et al. A formação e qualificação dos profissionais de saúde: desafios e perspectivas para um atendimento de qualidade. RevistaFT, Rio de Janeiro, v. 29, n. 142, jan. 2025.
COSTA, Fernando Nogueira da. Pensamento Sistêmico sobre Complexidade. Campinas, SP: Blog Cultura & Cidadania, 2020.
FIGUEIREDO, Eluana Borges Leitão de et al. Educação permanente em saúde: uma política interprofissional e afetiva.Saúde em Debate, v. 26, n. 135, p. 1164-1173, 2022.
KONZEN, Adelaine et al. Cuidando de quem cuida: manual para quem cuida de uma pessoa que precisa de cuidados permanentes. Porto Alegre: Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição, 2003.
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo. Pressupostos para a elaboração de Relato de Experiência como Conhecimento Científico. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021.
OLIVEIRA, Aldeni Melo de; GEREVINI, Alessandra Mocellin; STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães. Diário de bordo: Uma ferramenta metodológica para o desenvolvimento da Alfabetização Científica. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 10, n. 22, 2017.
SILVA, Dineuza Neves da; BASTOS, Luciete. A afetividade no processo de ensino-aprendizagem: contributos da teoria de Henri Wallon. Debates em Educação, Maceió, v. 14, n. Especial, p. 605-620, 2022.
SOARES, Fernanda Vieira; PITOMBEIRA, Mardênia Gomes Vasconcelos. Guia multiprofissional sobre grupos de convivência com adolescentes. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2024.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

