A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
REVISÃO DE LITERATURA
Palavras-chave:
Educação, Saúde, Saúde na escola, Promoção da saúdeResumo
A educação e a saúde são espaços de produção e aplicação de saberes destinados ao desenvolvimento humano, havendo um consenso sobre o relevante papel de ações de promoção da saúde e de educação em saúde desenvolvidas dentro das escolas, garantindo a formação integral dos alunos. A escola torna-se, portanto, espaço essencial para o desenvolvimento do conhecimento comum e para a integração com a comunidade, encontrando-se nela grande parte da população que demonstra interesse em aprender e residindo grande potencial disseminador de informações, sendo ambiente favorável à promoção da saúde. É necessário, porém, a presença de um educador com nova visão, já que é preciso que o saber seja extensivo a todos. Como facilitador, este deve fornecer elementos para que alunos e comunidade se apropriem do conhecimento científico a respeito da saúde integral, identificando e conhecendo os fatores de risco determinantes do processo saúde-doença. Objetivando descrever a importância da Educação em Saúde na escola, foi feita análise de como a mesma vem sendo abordada no currículo escolar no Brasil, com o intuito de fomentar novas pesquisas, através de levantamento bibliográfico, de caráter descritivo, utilizando trabalhos indexados nas bases de dados SciElo, LILACS e Bireme, tendo como descritores: “Educação em Saúde” e “Educação em Saúde na Escola”. Foram utilizados 13 artigos, publicados entre 2002 e 2015. É evidente a importância que este tema assume, visto que há associação entre acesso à educação e melhores níveis de saúde e de bem-estar, sendo necessária a contribuição da escola, que assume papel educativo e assistencial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.