EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA MULHER COMO INSTRUMENTO PARA O EMPODERAMENTO: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES ATUANDO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES ATUANDO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Palavras-chave:
Educação em saúde., Saúde da Mulher., Núcleo de Atenção Psicossocial., Núcleo temático.Resumo
Diante da importância de aproximar a comunidade acadêmica dos serviços de saúde, o núcleo temático (NT) de promoção à saúde no processo de viver humano: atenção à saúde da mulher ofertado pelo Colegiado de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) buscou utilizar a educação como instrumento de promoção da saúde e prevenção de doenças, contribuindo para a autonomia das pessoas da comunidade, principalmente aqueles em maior vulnerabilidade. Este manuscrito tem como objetivo relatar a experiência de um grupo de acadêmicos de Enfermagem e Ciências Farmacêuticas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), utilizando da educação em saúde para compartilhar conhecimentos inerentes à promoção e prevenção, enfatizando a saúde da mulher. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo do tipo relato de experiência sobre a construção de oficinas temáticas assim como sua aplicação junto aos usuários do CAPS na cidade de Petrolina-PE. Ao final da vivência, percebeu-se que as expectativas foram atingidas, visto que houve um engajamento entre os discentes e os usuários, com interações, discussões sobre os temas, além de inúmeros questionamentos e relatos pessoais demonstrando interesse pelas temáticas abordadas. Foi notável o quanto essas trocas de conhecimentos foram importantes, tanto para os usuários, que puderam adquirir conhecimentos importantes para sua realidade, quanto para os acadêmicos, que obtiveram experiências válidas para sua construção profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.