SALA DE ESPERA
ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA UNIDADE DE ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL ESPECIALIZADO SAÚDE DA FAMÍLIA
Palavras-chave:
Educação em Saúde, Prevenção, Saúde da Mulher, Sala de EsperaResumo
A sala de espera é um espaço onde o atendimento multidisciplinar é aguardado, existindo uma comunicação entre os usuários de forma que ocorrem interações emocionais, culturais, singulares e coletivas, logo, um espaço propício para atividades educativas, além das atividades do acolhimento. Retrata uma vivência de acadêmicos na sala de espera no contexto da atenção primária à saúde, desenvolvida em um serviço de AME Saúde da Família. O propósito da atividade foi promover ações de prevenção e educação em saúde alicerçadas por estratégia pedagógica participativa e problematizadora, deslocando o campo do saber biomédico, centrado na transferência de informação, para um saber mais compreensivo para o usuário do serviço. A sala de espera ocorreu uma vez na semana, antecedendo a ação para qual o paciente buscou a unidade de saúde. A abordagem da sala de espera centrou-se nas contribuições da prática do aconselhamento em corrimentos vaginais e higiene íntima, em IST, em planejamento reprodutivo, em câncer de mama e em câncer de colo de útero, buscando trabalhar com aspectos do cotidiano, da informação e da avaliação de riscos. Através de um enfoque questionador, indagamos e analisamos o vínculo que os participantes estabelecem com o cuidar pessoal, a sexualidade, as IST e o uso do preservativo. Acredita-se que a atividade intensificou a importância da multidisciplinaridade nos espaços coletivos de saúde, fazendo com que os alunos exercitassem, por meio de discussões baseadas no processo de reflexão para a ação, um conhecimento de um sistema de saúde vivo e dinâmico, repleto de desafios.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.