DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR

UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores/as

  • Anna Karoline Pinto Guimarães Pedagoga (UNIFAP)
  • Dinali Carneiro de Oliveira Pedagoga (UNIFAP)
  • Luzinete Soares Monteiro Pedagoga (UNIFAP)
  • Arthane Menezes Figueirêdo Professora da UNIFAP
  • Ronaldo Manassés Rodrigues Campos Professor da UNIFAP

Palabras clave:

Educação Inclusiva, Educação Matemática, Alunos surdos, Anos Iniciais do Ensino Fundamental., Teoria Sócio-Histórica.

Resumen

O presente estudo teve como objetivo identificar quais são os desafios e possibilidades percebidos no trabalho dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF) em relação às aulas de Matemática para alunos surdos, frente aos princípios da teoria sócio histórica. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa,com a utilizaçãodométododialético.Para tanto, foram realizadas observações nas aulas de Matemática da professora do ensino regular, durante aproximadamente duas semanas ou o correspondente a cinco (5) momentos de aula. Posteriormente, foi feita uma entrevista com a professora do ensino regular e com a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Paraaanálisedosdados,asinformações foram subsidiadas pela Teoria Sócio-Histórica, por meio dos estudos deVigotski e seus seguidores. Dentre os resultados obtidos, constata-se a ausência do conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) por parte dos docentes, carência de recursos visuais, formação continuada para os professores, bem como a inexistência do intérprete como imperativos para que os alunos não sejam atendidos de forma adequada às suas necessidades. Concluiu-se que, a inclusão de alunos surdos no ensino regular ainda enfrenta muitas dificuldades, que se relacionam à limitada comunicação entre professores e aluno e entre alunos e alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Arthane Menezes Figueirêdo, Professora da UNIFAP

Doutora em Educação (UFU)

Ronaldo Manassés Rodrigues Campos, Professor da UNIFAP

Doutor em Sociologia (UECE)

Publicado

2019-04-01

Cómo citar

Guimarães, A. K. P., Oliveira, D. C. de, Monteiro, L. S., Figueirêdo, A. M., & Campos, R. M. R. (2019). DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(18), 172–194. Recuperado a partir de https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/459

Número

Sección

Dossiê Temático Inclusão escolar: políticas públicas, demandas e sua efetivação