AFETIVIDADE EM SALA DE AULA E SUA RELEVÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE ALUNOS ENTRE 5 E 7 ANOS DE IDADE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13222084Palabras clave:
Afetividade, Cognição, Educação, Professor, Formação continuada.Resumen
O presente artigo trata sobre a afetividade em sala de aula e sua relevância no desenvolvimento cognitivo de alunos entre cinco e sete anos de idade. O texto busca conceituar e pontuar a influência do afeto na aprendizagem de crianças nessa faixa etária, propondo uma reflexão sobre o papel do professor na construção socioafetiva do educando. Diante disso, realiza-se uma revisão literária, elencando o que há de mais atual sobre a temática, tendo em vista que o tema afetividade ainda é pouco debatido nos espaços educativos. Baseado nos teóricos Wallon (1995) e Morin (2003), o artigo busca ainda contribuir para o enriquecimento das práticas pedagógicas, possibilitando a discussão a respeito desse aspecto, com a finalidade de elucidar o saber docente, considerando o indivíduo em sua integralidade e, em caráter conclusivo, foi observada a importância da relação professor-aluno, observada de afeto e atenção, para a plena fluidez da aprendizagem.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

