AÇÕES AFIRMATIVAS E ENSINO SUPERIOR
A IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS E AÇÕES DE CARÁTER AFIRMATIVO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
Palavras-chave:
Ações Afirmativas, Ensino Superior, UNIVASFResumo
Este texto é parte dos resultados de atividades desenvolvidas mediante Estágio Curricular realizado junto à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE) da UNIVASF. Visa apresentar resultados de pesquisa que investigou a introdução de ações afirmativas no âmbito desta instituição federal de ensino superior. Alargando-se as discussões sobre o tema, busca-se destacar que as ações afirmativas vão além das cotas sociais e étnico-raciais para ingresso no ensino superior, podendo apoiar os estudantes em vários campos. Nas etapas da pesquisa foram realizados revisão de bibliografia e de leis sobre programas e ações afirmativas, pesquisa documental, observações e conversas informais com alguns profissionais da Universidade. Com base na exposição e na descrição de ações implementadas até o começo do ano de 2015, verifica-se um cenário favorável na Universidade no que se refere à adoção de planos e medidas de promoção da igualdade e de valorização cultural, sendo que no desenvolvimento de algumas dessas ações afirmativas tem-se como fator positivo o engajamento de muitos atores internos à Instituição.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.