PRIMEIRA INFÂNCIA EM FOCO

A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO CONTEXTO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL

Auteurs-es

  • Alanna Patrícia Ribeiro Souza
  • Laísy de Lima Nunes Universidade Federal de Rondônia

Mots-clés :

Educação Infantil, Aprendizagem Socioemocional, Desenvolvimento Infantil, Teoria Histórico-Cultural

Résumé

A discussão em torno do desenvolvimento e da aprendizagem de habilidades socioemocionais, recentemente, vem ganhando espaço na literatura brasileira e de forma predominante na literatura internacional, principalmente nas discussões voltadas ao contexto educacional. O presente estudo elencou a primeira infância, considerando os 6 primeiros anos de vida, para discutir a importância da aprendizagem socioemocional no contexto da Educação Infantil para o desenvolvimento na primeira infância. Tal discussão foi realizada através de uma explanação acerca do desenvolvimento socioemocional na primeira infância, articulando com a discussão sobre as competências socioemocionais à luz da teoria histórico cultural de Lev Vygotsky. Buscou descrever o que a legislação brasileira aponta como parâmetros para o contexto educacional na primeira infância, com enfoque para o currículo educacional atual, entendendo que a educação deve formar o sujeito de forma integral. Assim como discutiu a pertinência de se trabalhar as habilidades socieomocionais no contexto da Educação Infantil, como cenário potencializador da aprendizagem socioemocional. Pode-se concluir que o lúdico é um dos meios possíveis e bastante eficaz, e que por já ser um componente presente no currículo da Educação Infantil, facilita e viabiliza o trabalho de promoção do desenvolvimento socioemocional, basta que, entre outros fatores, os professores tenham consciência e conhecimento sobre a importância da educação socioemocional. E que eles, a partir disso, reconheçam e efetivem o uso do lúdico como um meio de promoção desse desenvolvimento, partindo da premissa de aliar a cognição e a emoção para proporcionar aprendizagens significativas, convidando os alunos a se envolverem e serem sujeitos ativos na construção do conhecimento e de habilidades potenciais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Alanna Patrícia Ribeiro Souza

Psicóloga Especialista em Desenvolvimento Infantil

Laísy de Lima Nunes, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Psicologia Social (UFPB)

Professora Adjunta da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

 

Téléchargements

Publié-e

2020-04-27

Comment citer

Souza, A. P. R., & Nunes, L. de L. (2020). PRIMEIRA INFÂNCIA EM FOCO: A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO CONTEXTO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(21), 354–381. Consulté à l’adresse https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/525