AUTOBIOGRAFIA

UMA PONTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA

Autores

  • José Edson Bentzen UPE
  • Rossana Regina Guimarães Ramos Henz UPE / UNICAP

Palavras-chave:

Metodologia, Autobiografia, EJA

Resumo

O presente artigo é resultado de pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) do Campus Mata Norte da Universidade de Pernambuco, sob o título: Autobiografia: uma ponte para o desenvolvimento da escrita. Nosso objetivo foi investigar e aplicar uma metodologia de ensino que favorecesse o desenvolvimento da escrita e sua produção, voltada ao ensino-aprendizagem de um gênero, com ações pedagógicas alinhadas às práticas sociais dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. Para isso, buscamos elencar quais características formais e funcionais do gênero autobiografia seriam necessárias para a elaboração de um modelo didático voltado à EJA e, baseado nesse modelo, elaboramos oficinas de escrita que proporcionassem aos alunos a ampliação da competência escrita. Além dessa proposição, com o objetivo de valorizar a escrita e as histórias de vida dos alunos, organizamos um livro coletivo com as autobiografias escritas, a ser disponibilizado na biblioteca da escola. A pesquisa tomou como base o método da pesquisa-ação, em face da necessidade de promover uma mudança (ação) e a compreensão de um problema (pesquisa), com vistas a sua solução, por meio da participação de seus agentes, e foi submetida à avaliação do Conselho de Ética da Universidade de Pernambuco que emitiu o parecer de aprovação de nº.  2.881.190. A fundamentação teórica realizou-se por meio de estudos que tratam a concepção da linguagem escrita como forma de interação entre os sujeitos, segundo Antunes (2003, 2014), Bakhtin (1997), Geraldi (1995), Kato (1988), Koch (2012), Lejeune (2008), Marcuschi (2008, 2010) e Soares (2002 e 2009).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Edson Bentzen, UPE

    Mestre em Letras (UPE)

    Professor de Língua Portuguesa do Município do Ipojuca/PE

  • Rossana Regina Guimarães Ramos Henz, UPE / UNICAP

    Pós-doutora pela Universidade Católica de Pernambuco

    Professora adjunta da UPE e UNICAP

Downloads

Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AUTOBIOGRAFIA: UMA PONTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA. (2019). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(20), 158-187. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/557

Artigos Semelhantes

1-10 de 123

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.