AUTOBIOGRAFIA
UMA PONTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA
Palavras-chave:
Metodologia, Autobiografia, EJAResumo
O presente artigo é resultado de pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) do Campus Mata Norte da Universidade de Pernambuco, sob o título: Autobiografia: uma ponte para o desenvolvimento da escrita. Nosso objetivo foi investigar e aplicar uma metodologia de ensino que favorecesse o desenvolvimento da escrita e sua produção, voltada ao ensino-aprendizagem de um gênero, com ações pedagógicas alinhadas às práticas sociais dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. Para isso, buscamos elencar quais características formais e funcionais do gênero autobiografia seriam necessárias para a elaboração de um modelo didático voltado à EJA e, baseado nesse modelo, elaboramos oficinas de escrita que proporcionassem aos alunos a ampliação da competência escrita. Além dessa proposição, com o objetivo de valorizar a escrita e as histórias de vida dos alunos, organizamos um livro coletivo com as autobiografias escritas, a ser disponibilizado na biblioteca da escola. A pesquisa tomou como base o método da pesquisa-ação, em face da necessidade de promover uma mudança (ação) e a compreensão de um problema (pesquisa), com vistas a sua solução, por meio da participação de seus agentes, e foi submetida à avaliação do Conselho de Ética da Universidade de Pernambuco que emitiu o parecer de aprovação de nº. 2.881.190. A fundamentação teórica realizou-se por meio de estudos que tratam a concepção da linguagem escrita como forma de interação entre os sujeitos, segundo Antunes (2003, 2014), Bakhtin (1997), Geraldi (1995), Kato (1988), Koch (2012), Lejeune (2008), Marcuschi (2008, 2010) e Soares (2002 e 2009).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.