A EFICÁCIA DAS AÇÕES DO EDUCANVISA EM RELAÇÃO À APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO:
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Palavras-chave:
educação em saúde, revisão sistemática, vigilância sanitáriaResumo
EDUCANVISA é uma estratégia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária voltada para o uso responsável de produtos que apresentam risco à saúde pública. Busca desenvolver conhecimentos relacionados à adoção de hábitos voltados para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida. A apropriação do conhecimento assegura aos indivíduos a atuação como multiplicadores do conhecimento e agentes transformadores sociais. As principais publicações não científicas não abordam aspectos relacionados às metodologias empregadas e ao aprendizado obtido. Objetivou-se o levantamento sistemático da literatura científica sobre estudos voltados para a mensuração da aprendizagem obtida após ações do programa. Norteada pela recomendação PRISMA, realizou-se busca utilizando termo ‘EDUCANVISA’. Qualidade dos estudos considerou a aplicação de pré e pós-testes e aspectos relacionados à redação dos relatos. Três estudos compuseram a amostra final, com qualidade moderada. Um não realizou pré-teste. Diferenças significantes foram evidenciadas em um dos estudos. O reduzido número de estudos voltados para a mensuração do aprendizado evidencia necessidade de estudos voltados para este fim, uma vez que assegurarão a eficácia e eficiência do programa bem como a identificação de fraquezas e fortalezas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.