O PROFESSOR DE BIOLOGIA QUE QUEREMOS
REFLEXÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA NO CAMPO DE UMA ÁREA IRRIGADA
Palavras-chave:
Professor, Ensino Médio, Relação professor-aluno, BiologiaResumo
O estudo traz a idealização do aluno do Ensino Médio de escolas do campo acerca do professor de Biologia. São reflexões sobre conhecimento pedagógico, pessoal e relacional entre professor – aluno na sala de aula. A intenção foi contribuir com o pensamento científico sobre a prática profissional docente. O objetivo é descrever o perfil do professor de Biologia, segundo o olhar dos alunos do Ensino médio das escolas no campo. O estudo é exploratório com uma abordagem quantitativa. Foram aplicados 166 questionários ao grupo de estudantes de 6 escolas públicas da área irrigada do Submédio São Francisco. O estudo revela que o aluno deseja um docente proativo, com sabedoria para lidar com situações diversas, além de considerar o fato de que ensinar não é apenas transmissão de conhecimentos, mas também um entrelaçamento de situações objetivando a formação de discentes críticos e atuantes, capazes de construir o conhecimento. As características pontuadas pelos discentes nesse estudo, envolve uma articulação entre diferentes características, contribuindo dessa forma, para a reflexão acerca da expansão da formação disciplinar do professor para o campo social e humanista. Dessa forma, os docentes que atuam na escola do campo precisam exercer sua prática de forma crítica e condizente com as necessidades curriculares dos sujeitos locais. A partir do perfil ideal de professor, segundo os estudantes, esperamos contribuir no fortalecimento das relações na sala de aula e tornar a disciplina de Biologia atraente, investigativa e presente nas questões do cotidiano.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

