PROGRAMA GOVERNAMENTAL “PROFESSOR CONECTADO” PARTE II
UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA DO USO DAS TIC NA REGIÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO
Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem, TIC na educação, Análise pedagógica das TICResumo
Este artigo, que denominamos Parte II (análise pedagógica), é o complemento do artigo no qual realizamos uma análise não pedagógica do uso das TIC nas salas de aulas das escolas do Médio São Francisco pernambucano. Podemos, assim, começar a compreender, de forma concreta, dentro dessa primeira análise, a qual denominamos de projeto-piloto, o que está acontecendo nas escolas de Pernambuco, do ponto de vista do uso pedagógico das TIC, após a implantação do Programa Professor Conectado. A amostra para a construção desta pesquisa foi aleatória, pois utilizamos um questionário enviado através de correio eletrônico para todos os professores das escolas dessa região. Um dos propósitos desse piloto foi avaliar o instrumento e a forma de aplicação, que, percebemos, para uma maior eficácia, tem que ser realizada presencialmente. Conseguimos obter respostas interessantes no uso pedagógico, como, por exemplo, uma repetição do estilo de aula tradicional, mudando apenas o quadro pelo computador e data show. Enxergamos uma necessidade de capacitar os professores para resultados mais eficientes, assim como motivá-los mais e melhorar a infraestrutura das escolas, como também o uso de equipamentos mais modernos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

