LÍDERANÇAS RELIGIOSOS E AS CRIANÇAS NOS TERREIROS DE CANDOMBLÉ DO SERTÃO DO BRASIL
Palavras-chave:
Crianças, Processos Educativos, Yalorixás, Babalorixá, Terreiros de Candomblé, Ecologia HumanaResumo
O objetivo deste artigo é analisar os processos educativos na iniciação de crianças nos Terreiros de Candomblé de três cidades nordestinas no Sertão do Brasil: Juazeiro/BA (Terreiro Bandalecônco de Mãe Maria de Tempo), Petrolina/PE (Ilê Dará Axè Omo Logum Edé de Pai Adilson) e Paulo Afonso/BA (Abassá da Deusa Oxum de Idjemim) sob a ótica de duas Yalorixás (Mães de Santo) e um Babalorixá (Pai de Santo). Consiste em uma pesquisa etnográfica, valendo-se de análises de conteúdo das entrevistas das autoridades religiosas e como isso repercute numa ecologia dos terreiros na feitura dos ritos e conexões entre os planos da materialidade e a espiritualidade associado as representações dos orixás com os reinos e elementos da natureza. Além disso, apreende-se o aporte existencial na participação infantil nos terreiros, caracterizando um processo social de aprendizagem e transmissão dos saberes para a manutenção ou reelaboração das tradições culturais religiosas que passam dos mais velhos para os mais novos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

