QUESTÕES ÉTICAS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
ENTRE O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA E A RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO
Palavras-chave:
Ética, Formação do pedagogo, Escola, Relação Professor x AlunoResumo
Neste estudo, trata-se da ética como princípio basilar do processo de formação do pedagogo, considerando a dimensão política, cultural, social e educativa exigida no exercício de sua profissão, o que pressupõe uma formação contínua, baseada na relação teoria e prática vivenciada no interior da escola, como espaço social de construção de aprendizagens éticas e cidadãs entre os sujeitos. Assim, tem-se como objetivo analisar a importância da ética no processo de formação do pedagogo, considerando a relação que se estabelece entre professor e aluno no espaço escolar. Parte-se de uma revisão bibliográfica, de caráter qualitativo na abordagem das informações, com base nas leituras de Bourdieu (2005), Freire (1998), Garcia (2012), Perrenoud (2000), Tapia; Fita (1999), entre outros. Aponta-se para a ética como princípio que deve ser vivenciado na prática docente, no espaço coletivo da escola, em que professores a alunos se reconheçam como agentes de transformação e mudança. A escola precisa romper com o paradigma do tradicionalismo, da hierarquização do poder, do autoritarismo e da exclusão social mascarada, e promover uma mudança curricular, que reconheça e valorize os aspectos culturais e sociais do individuo no meio social. Portanto, a formação docente e a escola precisam ser pensadas e ressignificadas a partir de uma ética global, comum a todos, que possibilite o engajamento coletivo em causas particulares, como forma de minimizar as distorções sociais que fortalecem as desigualdades, o que pressupõe, portanto, a interferência direta do professor e do aluno, nas relações que estabelecem no espaço da sala de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

