EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

REFLEXÕES DE UM PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO EM UM COLÉGIO PÚBLICO

Autores

  • Leandro Reinaldo Soares Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Glória Maria Pinto Coelho Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Educação ambiental, Consciência crítica, Cidadão

Resumo

Nas últimas décadas, a questão ambiental vem ganhando importância maior na área de ensino. Trata-se de uma temática em que toca a todos os docentes o papel de despertar nos estudantes a competência de perceber, avaliar e refletir sobre o ambiente que o cerca, contribuindo para a formação de um cidadão mais atuante. Este trabalho consiste na reflexão sobre o exercício pedagógico de Educação Ambiental, em um colégio público de ensino médio. A construção da reflexão se deu a partir da observação e registro do diário de campo do investigador acerca da prática docente na disciplina de biologia em um colégio público de ensino médio no município de Itabuna/BA. Existe uma tendência dos colégios adotarem uma metodologia mais conteudista, fazendo com que um assunto tão relevante seja apresentado de maneira formal, livresca e decorativa, afastando-se da realidade do aluno e dos debates atuais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leandro Reinaldo Soares Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Especialista em Docência em Biologia

     

  • Glória Maria Pinto Coelho, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Mestre em Ciências

    Doutoranda em Educação em Ciências, Química da vida e Saúde

     

Downloads

Publicado

2017-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: REFLEXÕES DE UM PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO EM UM COLÉGIO PÚBLICO. (2017). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 7(13). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/7

Artigos Semelhantes

1-10 de 443

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)