OS MOSAICOS GEOGRÁFICOS:

UMA POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA AO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Luiz Martins Junior Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Larissa Corrêa Firmino Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores/as, Geografia Escolar, Mosaico Geográfico

Resumo

Este artigo apresenta uma prática pedagógica que fez parte de um projeto de formação continuada desenvolvido no ano de 2019 com os/as Professores/as de uma Rede Municipal de ensino catarinense. O objetivo desta prática pedagógica realizada com Professores/as de Geografia, denominada Mosaico Geográfico, foi criar imagens que operassem temáticas geográficas na perspectiva de atravessar e expressar subjetivamente alguns conteúdos e conceitos da Geografia Escolar. Em termos práticos, o procedimento metodológico adotado foi inspirado na técnica de mosaico, envolvendo vinte e um professores/as de Geografia que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A construção desta prática pedagógica desenvolvida em um dos momentos do referido projeto de formação continuada se deu por considerarmos substanciais para que Professores/as de Geografia desenvolvam uma relação empírica e experimental por meio de fazeres educacionais com temáticas da Geografia Escolar que mobilizam e ressignificam tais temas trabalhados curricularmente nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins , Universidade do Estado de Santa Catarina

    Licenciada em Geografia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo – (UPF), Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – (UFRGS). Professora - Departamento de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina - (UDESC), Itacorubi, Florianópolis – Santa Catarina – Brasil

  • Luiz Martins Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Licenciado em Geografia pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina - (UFSC) e doutorando pela Universidade do Estado de Santa Catarina - (UDESC), Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, Santa Catarina – Brasil

  • Larissa Corrêa Firmino, Universidade Federal de Santa Catarina

    Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Mestre em Educação e doutoranda pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, Santa Catarina – Brasil.  

Downloads

Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

OS MOSAICOS GEOGRÁFICOS: : UMA POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA AO ENSINO DE GEOGRAFIA. (2019). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(20), 275-297. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/883

Artigos Semelhantes

1-10 de 507

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.