OS MOSAICOS GEOGRÁFICOS:
UMA POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA AO ENSINO DE GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Formação Continuada de Professores/as, Geografia Escolar, Mosaico GeográficoResumo
Este artigo apresenta uma prática pedagógica que fez parte de um projeto de formação continuada desenvolvido no ano de 2019 com os/as Professores/as de uma Rede Municipal de ensino catarinense. O objetivo desta prática pedagógica realizada com Professores/as de Geografia, denominada Mosaico Geográfico, foi criar imagens que operassem temáticas geográficas na perspectiva de atravessar e expressar subjetivamente alguns conteúdos e conceitos da Geografia Escolar. Em termos práticos, o procedimento metodológico adotado foi inspirado na técnica de mosaico, envolvendo vinte e um professores/as de Geografia que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A construção desta prática pedagógica desenvolvida em um dos momentos do referido projeto de formação continuada se deu por considerarmos substanciais para que Professores/as de Geografia desenvolvam uma relação empírica e experimental por meio de fazeres educacionais com temáticas da Geografia Escolar que mobilizam e ressignificam tais temas trabalhados curricularmente nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.