A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA ESCOLA

EM BUSCA DA DEMOCRACIA NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Nilson Robson Guedes Silva

Palavras-chave:

Educação Democrática, Gestão Educacional Democrática, Gestão Compartilhada

Resumo

Com o objetivo de ressaltar a importância da participação da comunidade na unidade educacional, enquanto um dos dispositivos que contribui com a democracia na educação, o texto apresenta, em seu início, uma discussão que envolve o significado da educação democrática em diferentes períodos históricos do Brasil, apontando os avanços obtidos a partir do que foi disposto sobre o tema nas normas legais. Após, é debatida a participação da comunidade na gestão escolar, tendo como base referencial uma discussão que envolve diferentes tipos e níveis da participação. Na sequência, é colocado em pauta o sentido da participação, ou seja, o que a motiva, buscando-se encerrar provisoriamente o texto com fundamentos que demonstrem a necessidade da comunidade escolar conquistar outros espaços e níveis de participação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nilson Robson Guedes Silva

    Doutor em Educação

     

    Professor e Coordenador do Curso de Pedagogia da Prefeitura Municipal de Campinas

Downloads

Publicado

17-12-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Nilson Robson Guedes. A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA ESCOLA: EM BUSCA DA DEMOCRACIA NA EDUCAÇÃO. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 5, n. 9, 2015. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/95. Acesso em: 23 ago. 2025.