O NOVO ESTADO BRASILEIRO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO MÉDIO

UMA ANÁLISE DO PROJETO DE LEI 6840/2013

Autores

  • Anny Karine Matias Novaes Machado

Palavras-chave:

Estado Regulador, Políticas Públicas, Reformas Educacionais, Projeto de Lei, Ensino Médio

Resumo

O surgimento e consolidação do Estado Regulador no Brasil tem sua gênese nos discursos acerca das necessidades de industrialização foi inaugurado por Vargas e tem caráter autoritário e centralizador. Hoje, passamos de um Estado Predatório para um Estado em reconstrução, mais democrático e com uma sociedade civil forte e articulada, em que há participação ativa na construção das políticas públicas, através de conferências e seminários. No âmbito das políticas públicas educacionais, o Ensino Médio sempre se constituiu no nível de maior complexidade de estruturação de políticas públicas. Neste trabalho, buscamos refletir acerca do Projeto de Lei n° 6.840/2013 formulado e proposto pela Comissão Especial destinada a promover Estudos e proposições para a Reformulação do Ensino Médio – CEENSI – que visa alterar a LDB 9.394/96 no intuito de instituir a jornada em tempo integral e a reorganização do currículo em áreas do conhecimento, apresentando-se como uma alternativa para a implementação de políticas educacionais para o Ensino Médio de forma mais urgente e perdurável.

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Biografia do Autor

  • Anny Karine Matias Novaes Machado

    Mestre em Educação (UEFS)

    Prof. da Faculdade do Sertão Baiano (FASB)

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Publicado

17-12-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MACHADO, Anny Karine Matias Novaes. O NOVO ESTADO BRASILEIRO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO PROJETO DE LEI 6840/2013. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 5, n. 9, 2015. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/96. Acesso em: 23 ago. 2025.