CURRÍCULO E FORMAÇÃO NA CULTURA DIGITAL

Authors

  • Givanildo da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Débora Cristina Massetto Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Aparecida Pereira Viana Universidade Federal de Alagoas

Keywords:

Tecnologias na Educação, Formação de Professores, Currículo. Cultura Digital

Abstract

Este artigo busca refletir sobre as contribuições propiciadas pelo uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na aprendizagem, ensino e desenvolvimento do currículo, bem como identificar as possibilidades de mudanças educacionais evidenciadas com sua inserção nas escolas e universidades ligadas a distintos sistemas de ensino público ou privado. Tem como argumento central a integração das tecnologias ao currículo, desenhando o termo currículo a formação de professores e da cultura digital.  Toma como elemento fundante para essa construção o conceito de currículo enquanto uma construção social que se desenvolve na ação, em determinado tempo, lugar e contexto, com o uso de instrumentos culturais presentes nas práticas sociais. Para contribuir com essa construção, este artigo aponta, ainda, alguns dos temas que emergiram em relevantes debates sobre formação de professores e cultura digital.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Givanildo da Silva, Universidade Federal de Alagoas

    Doutor em Educação. Professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas

  • Débora Cristina Massetto, Universidade Federal de Alagoas

    Doutora em Educação. Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.

  • Maria Aparecida Pereira Viana, Universidade Federal de Alagoas

    Doutora em Educação. Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas

Published

2022-08-27

How to Cite

SILVA, Givanildo da; DÉBORA CRISTINA MASSETTO; MARIA APARECIDA PEREIRA VIANA. CURRÍCULO E FORMAÇÃO NA CULTURA DIGITAL. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 192–214, 2022. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1007. Acesso em: 2 aug. 2025.