INTERFACES ENTRE ACADEMIAS DE CAPOEIRA E AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

Authors

  • Ronaldo Alves de Oliveira UNEB
  • Marlúcia Ribeiro Sobrinho UPE
  • Antenor Rita Gomes UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

Keywords:

Resistência, Prática Pedagógica., Capoeira., Educação

Abstract

O presente artigo tem como intuito principal, discutir as bases históricas e ideológicas que fundamentam as Interfaces Pedagógicas entre as Academias de Capoeira: Associação Capoeira Regional de Caém, Associação de Capoeira Raízes e Negro do Engenho e o Colégio Municipal Padre Alfredo Haasler situados no Município de Caém na Bahia, a partir da análise do processo de relações das academias e o contexto escolar, suas contribuições, perspectivas e possibilidades trazendo reflexões sobre o multiculturalismo dentro do espaço escolar. Para isso foram utilizados instrumentos de coletas de dados como: as entrevistas com dois professores do supracitado colégio e três alunos membros das academias e alunos da escola e a análise documental do Projeto Político Pedagógico da instituição, fazendo uma análise do processo histórico da capoeira elemento da cultura afro e suas contribuições seguido de uma discussão sobre as suas potencialidades considerando um possível diálogo com a escola

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Ronaldo Alves de Oliveira, UNEB

    Mestrando em Educação e Diversidade – UNEB

  • Marlúcia Ribeiro Sobrinho, UPE

    Mestra em Educação - UPE

  • Antenor Rita Gomes, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

    Doutor em Educação. Professor da UNEB

    Mestrado em Educação e Diversidade - UNEB

Published

2019-04-29

Issue

Section

Artigos

How to Cite

OLIVEIRA, Ronaldo Alves de; SOBRINHO, Marlúcia Ribeiro; GOMES, Antenor Rita. INTERFACES ENTRE ACADEMIAS DE CAPOEIRA E AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 26–46, 2019. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/101. Acesso em: 3 aug. 2025.