COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA:
ALGUMAS REFLEXÕES
Keywords:
Currículo médico, Comunicação em saúde, Educação médica, Currículo em comunicação em saúdeAbstract
Neste ensaio, propomo-nos a refletir acerca dos seguintes questionamentos: como se estruturam os currículos médicos na abordagem da comunicação? como possibilitar que o profissional assuma uma postura empática e estabeleça uma comunicação dialógica se, durante a graduação, pouco se estimula a escuta ativa? Ou ainda, é possível formar o médico para o exercício de uma comunicação menos paternalista e com práticas de saúde mais dialógicas? Para esta reflexão foi realizada uma análise bibliográfica focada no eixo comunicação e formação médica. Sendo assim pretendemos, com este artigo, contribuir para a compreensão, reflexão e análise da formação médica e a interface necessária com o campo da comunicação por intermédio de dois eixos, o primeiro abrangendo a comunicação no currículo médico e o segundo, por sua vez, a prática paternalista e a prática médica compartilhada.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.