INVESTIGAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TICs POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE SÃO RAIMUNDO NONATO – PI

Authors

  • Maricélia Sousa Ferreira Univasf
  • Carina Siqueira de Morais Univasf
  • Gustavo Silva de Amorim UFRPE

Keywords:

TICs, Professores de Ciências, Ensino de Ciências, Ensino-aprendizagem

Abstract

Diante das várias discussões acerca das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para o contexto escolar, tornam-se também importantes estudos sobre a utilização dessas tecnologias no Ensino de Ciências, como mais um contributo para a prática docente. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo investigar o uso das TICs e eventuais dificuldades, no tocante a percepção de professores que lecionam Ciências em escolas do município de São Raimundo Nonato no Piauí (SRN-PI). A pesquisa se caracterizou como qualitativa do tipo exploratória, e foi realizada a partir da análise de questionários aplicados a professores de Ciências do Ensino Fundamental Anos Finais, que lecionam em escolas da zona urbana. As respostas mapeadas foram caracterizadas a partir do referencial metodológico delineado por meio de 4 categorias: Respostas Satisfatórias – RS, Respostas Pouco Satisfatórias – RPS, Respostas Insatisfatórias – RI, Sem Resposta – SR. Diante dos resultados percebemos que tanto as escolas quanto os professores ainda precisam se adaptar aos avanços tecnológicos constantes, demonstrando dificuldades em relação a falta de recursos e conhecimentos necessários quanto ao uso adequado das tecnologias na educação. Trabalhos dessa natureza se mostram relevantes em busca da superação dessas dificuldades, servindo de base para o fomento de ações que venham a colaborar para a melhoria desta realidade educacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Maricélia Sousa Ferreira, Univasf

    Licenciada em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF, Campus Serra da Capivara. 

  • Carina Siqueira de Morais, Univasf

    Licenciada em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE-UAST), Mestre e Doutora em Ensino das Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC-UFRPE). É Professora Adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Campus Serra da Capivara, no Colegiado de Ciências da Natureza - CCINAT. Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem das Ciências – GPEAC. Atua na área de Ensino das Ciências, com ênfase no Ensino da Química e Ciências da Natureza.

  • Gustavo Silva de Amorim, UFRPE

    Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pernambuco - PPGECM/UFPE. Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UFRPE/UAST. Atualmente participa do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem das Ciências - GPEAC, da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Campus Serra da Capivara, como membro pesquisador e colaborador do grupo. Atua nas áreas de Ensino de Química e de Ciências.

Published

2022-12-31

How to Cite

SOUSA FERREIRA, Maricélia; SIQUEIRA DE MORAIS, Carina; SILVA DE AMORIM, Gustavo. INVESTIGAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO : TICs POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE SÃO RAIMUNDO NONATO – PI. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 12, n. 29, p. 180–210, 2022. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1521. Acesso em: 2 aug. 2025.