ABORDAGEM DO BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Keywords:
Bullying, Educação em saúde, Populações vulneráveisAbstract
O bullying se caracteriza por ações agressivas e repetitivas, praticadas por uma ou mais pessoas, que objetivam inferiorizar a vítima em seus atributos físicos e intelectuais, sendo a sua ocorrência frequente em espaços escolares. A partir da concepção de que escola é um espaço de construção do conhecimento, promotor de oportunidades para exploração de temas que contribuam para a qualidade de vida de seus educandos, temáticas que suscitem reflexão e aprimoramento do comportamento devem ser priorizadas nesses espaços. Diante disso, as metodologias ativas se mostram como estratégias eficazes ao promoverem a participação ativa discente na construção do saber, além de estimular o desenvolvimento de autonomia, de postura crítica sobre o meio em que está inserido. Trata-se de um relato de experiência baseado na aplicação do jogo “Vigilantes do Bullying”, adaptado por discentes do curso de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Paulo Afonso, para estudantes do ensino fundamental de uma escola pública. A dinâmica possibilitou o compartilhamento, por parte dos discentes, de experiências sobre as formas de violência na escola. Reflexões foram propostas pelos aplicadores com o objetivo de construir habilidades, atitudes e conhecimentos capazes de identificar e combater a prática do bullying, propondo alternativas para a busca de ajuda diante destas situações. Percebeu-se que utilizar uma atividade lúdica atrelada às metodologias ativas é uma proposta coerente para a promoção de um ambiente saudável e propositivo de ensino-aprendizagem sobre o bullying e sua relação com pautas como sexismo, identidade de gênero, orientação sexual e racismo.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.