SENTIMENTOS E EMOÇÕES NA DOCÊNCIA
ENTENDIMENTOS DA COMUNIDADE CIENTÍFICA
Keywords:
Docência, Emoções, Sentimentos, MapeamentoAbstract
Em um mundo permeado por processos acelerados de produção de informação se torna imprescindível abordar o papel do professor na educação. Nesse contexto, a função social do professor assume ainda mais destaque, uma vez que, instrumentar os sujeitos a questionarem e pensarem criticamente a realidade é fundamental. Contudo, esse novo cenário requer espaços educativos mais flexíveis e dinâmicos para conceber o processo de ensinar, a fim de construir uma sociedade com conhecimento. Diante disso, emerge a necessidade de entender e analisar os aspectos emocionais que fazem parte da profissão docente. Nesse sentido, esse artigo tem como objetivo analisar os entendimentos sobre os sentimentos e emoções na docência, para alcançar tal objetivo será realizado um mapeamento dos últimos 10 anos (2010-2020) na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Por meio desse mapeamento encontraram-se onze pesquisas, sendo sete dissertações e quatro teses. Por meio da análise desses estudos foi possível observar que inúmeros sentimentos e emoções surgem no decorrer dos anos de profissão, mas o apoio dos pais dos alunos, dos colegas e da equipe gestora tem um papel fundamental para que eles sejam positivos. Ressalta-se que o emocionar dos professores deve ser estudado, pois se o docente não está emocionalmente bem ele não irá conseguir realizar seu trabalho de forma satisfatória, além disso ele poderá sofrer danos na sua vida pessoal, por meio de estresse, mal humor, desanimo e prejudicar também o aprendizado dos alunos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.