AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM OU PARA APRENDIZAGEM? ALGUMAS REFLEXÕES POSSÍVEIS

Authors

  • Paulo César Marques de Andrade Santos Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Amanda da Silva Almeida Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Jozimeire da Silva Almeida Universidade de Pernambuco - UPE
  • Ivani Maria de Souza Gonçalves Universidade de Pernambuco - UPE

Keywords:

Avaliação, Avaliação da Aprendizagem, Prática Docente

Abstract

O ato sistemático de interação entre professor e aluno no espaço da sala de aula, definido como ato pedagógico ou ação pedagógica, tem como base: o currículo como definidor de perfis, a didática como instrumento norteador da prática pedagógica, a metodologia como definidora de como o conteúdo será comunicado e tratado, e a avaliação que tem dupla ação: a primeira, como instrumento de coleta de informações e segunda, como subsidiária da ação docente. O presente artigo visa a produzir reflexões sobre avaliação da aprendizagem e sua função na prática docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico. A fundamentação teórica tomou por base os estudos de: Hoffmann (1995, 2009), Freire (1980, 2011), Libâneo (1985, 2000, 2004), Luckesi (1996, 2003, 2011), Magda Soares (1981), Fernandes (2005). Os principais resultados obtidos assinalam para uma forte crítica ao modelo avaliativo punitivo e excludente, ao tempo em que aponta para um modelo de avaliação - avaliação para aprendizagem -, que contribui para a inclusão e melhoria dos processos que produzem aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Paulo César Marques de Andrade Santos, Universidade de Pernambuco (UPE)

    Doutor em Educação

    Professor da Universidade de Pernambuco (UPE)

     

  • Amanda da Silva Almeida, Universidade de Pernambuco (UPE)

    Licenciada em História

  • Jozimeire da Silva Almeida, Universidade de Pernambuco - UPE

    Licenciada em Pedagogia

  • Ivani Maria de Souza Gonçalves, Universidade de Pernambuco - UPE

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Formação de Profesores e Práticas Interdisciplinares - PPGFPPI 

Published

2022-09-12

How to Cite

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM OU PARA APRENDIZAGEM? ALGUMAS REFLEXÕES POSSÍVEIS . (2022). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(28), 372-394. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2051

Similar Articles

1-10 of 481

You may also start an advanced similarity search for this article.