METODOLOGIAS ATIVAS E NEUROAPRENDIZAGEM

CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA PARA O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM)

Authors

Keywords:

Aprendizagem Significativa, Laboratório de Ensino de Matemática, Metodologias Ativas, Princípios Neurocognitivos

Abstract

Esta pesquisa tem por objetivo identificar e caracterizar trabalhos que abordem sobre Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), utilizando lentes da Neurociência Cognitiva para destacar possíveis articulações, fragilidades e potencialidades no processo de construção do conhecimento matemático. Ancorou-se o estudo na hipótese de que existem obstáculos, os quais dificultam as formas de abordagens dos conteúdos ligados ao ensino de matemática, e se vislumbra no uso do LEM e de princípios neurocognitivos uma alternativa para minimizar as dificuldades desse panorama. As principais bases teóricas desta investigação estruturaram-se na institucionalização conceitual de duas áreas do conhecimento: ensino de matemática, com base nas pesquisas de Lorenzato (2009) e Santos (2019); e os aportes da Neurociência Cognitiva, por meio dos estudos de Kandel, Schwartz e Siegelbaum (1991), Gazzaniga, Ivry e Mangun (2006), Lent (2002), Willingham (2011) e Cosenza e Guerra (2011). A condução metodológica teve como norte a pesquisa bibliográfica, identificando os trabalhos que apresentam similaridade/proximidade com a pesquisa em curso, destacando fragilidades e potencialidades em seu uso. Identificou-se que as pesquisas envolvendo matemática, laboratório e neurociência concentram-se, em sua maioria, em investigações com vieses mais técnicos envolvendo pesquisas desenvolvidas em laboratórios. Nesse sentido, não foram encontrados trabalhos articulando o LEM e a Neurociência Cognitiva. Por fim, concluiu-se que articular ao LEM as justificativas pautadas em pressupostos neurocognitivos potencializa o processo de aprendizagem de conteúdos matemáticos, que são tidos como difíceis de serem compreendidos. Assim, permitem que as aprendizagens se tornem significativas para os aprendentes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Rafael Ramos Longuinhos, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

    Mestre em Ensino de Astronomia pelo Programa de Pós-Graduação em Astronomia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professor efetivo de Biologia da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Especialista em Gênero e Sexualidade na Educação pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Tecnologias e Educação Aberta e Digital pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em convênio com a Universidade Aberta de Portugal (UAB/PT). Especialista em Ensino de Química e Biologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Especialista em Educação Afetiva e Sexual pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Especialista em Biologia Celular e Molecular pela Faculdade Única de Ipatinga. Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário Claretiano. Licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci / Universidade Estadual de Feira de Santana. Licenciado em Química pelo Centro Universitário FAVENI. Bacharel em Ciências da Natureza pela Universidade Estácio de Sá.

Published

2023-12-30

How to Cite

METODOLOGIAS ATIVAS E NEUROAPRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA PARA O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM). (2023). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(32). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2213

Similar Articles

1-10 of 509

You may also start an advanced similarity search for this article.