A PRECEPTORIA NA ATENÇÃO BÁSICA E A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE
Keywords:
Preceptoria, Educação em Saúde, Educação Interprofissional, Estudantes de Ciências da Saúde, Atenção Primária à SaúdeAbstract
Os preceptores são profissionais formados e treinados para atuarem na formação dos estudantes. Porém, durante a pandemia da COVID-19, o cenário de atuação dos preceptores da área da saúde mudou significativamente no Brasil e no mundo. O presente estudo objetivou avaliar o trabalho dos preceptores da rede básica de saúde do município de Natal em um projeto de extensão. Trata-se de um estudo transversal, de caráter quantitativo e qualitativo, com os dados do projeto de extensão “Prevenção da COVID-19: a televigilância dos idosos na atenção primária em saúde”. Foi aplicado um questionário aos preceptores, estudantes e pessoas idosas envolvidos no projeto, a fim de avaliar a contribuição deste e da preceptoria. O estudo foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sob parecer de número 4.431.316. Como resultados, 16 (43,24%) preceptores responderam ao questionário e a maioria informou que o projeto era importante para as pessoas idosas, que deveria continuar após o período de pandemia de COVID-19 e que contribuiu para solucionar as demandas da população assistida (93,75%). 62 (45,25%) estudantes responderam ao questionário e a maioria dos acadêmicos (55,10%) considerou como boa ou excelente a resolutividade das unidades de saúde nas demandas solicitadas pelos pacientes idosos. 363 (26,93%) idosos responderam ao questionário aplicado em relação à aproximação e à resolutividade das unidades de saúde e a maioria considerou que o projeto permitiu uma maior aproximação com a UBS na qual o indivíduo era adscrito (67,49%) e contribuiu para que suas demandas fossem atendidas (72,73%). Logo, o projeto contribuiu com a população idosa, com a assistência à saúde e com a formação dos acadêmicos, que puderam praticar a escuta dos indivíduos, o diálogo e a interação com profissionais de saúde, muitas vezes de outras áreas.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

