ImunoJogo – Uma experiência de ensino de Imunologia com alunos com comportamento superdotado

Authors

  • Amanda Santos Antunes Universidade Federal Fluminense
  • Fernanda Serpa Cardoso Universidade Federal Fluminense
  • Sonia Regina Alves Nogueira Universidade Federal Fluminense
  • Natan Mello Zefiro Universidade Federal Fluminense
  • Marcelo Salabert Gonzalez Universidade Federal Fluminense
  • Carla Eponina de Carvalho Pinto Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Keywords:

ensino de biologia, sistema imunológico, superdotação, metodologias ativas

Abstract

A pandemia causada pelo novo Coronavírus, SARS-coV-2, tem paralisado o mundo, ressaltando a importância de conhecimentos relativos à imunidade que deverão estar presentes no cotidiano das pessoas desde a educação básica. O espaço escolar deve ser local de inclusão e dentre todos os públicos atendidos aponta-se para alunos com comportamento superdotado. O trabalho (CAAE 33990120.5.0000.5289) ocorreu em um workshop realizado no ,,,, (2020), para alunos superdotados do grupo ..... – ... (...-..). O assunto abordado foi o Sistema Imunológico e as propostas de construção de ferramentas pedagógicas para um futuro aprendizado. Os alunos participantes foram instigados a solucionarem estudos de casos clínicos, a participarem de um jogo sobre o Sistema Imunológico e desafiados a produzirem um material didático que fomentasse as aulas de Ciências e Biologia.  A partir das demandas encontradas, bem como pelas sugestões trazidas pelos superdotados, tornou-se possível o aprimoramento do jogo de tabuleiro utilizado durante o workshop. Concluiu-se que alunos com superdotação, quando desafiados, tendem a se concentrar e envolver-se com a tarefa proposta, o que resultou na produção satisfatória de materiais que podem ser utilizados pelos demais alunos nas escolas do ensino básico.    

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Amanda Santos Antunes, Universidade Federal Fluminense

    Mestra e Doutoranda em Ciências e Biotecnologia -UFF

    Docente na SEEDUC-RJ

  • Fernanda Serpa Cardoso, Universidade Federal Fluminense

     Doutora em Ciências e Biotecnologia – UFF

    Docente – Departamento de Biologia Celular e Molecular – UFF

  • Sonia Regina Alves Nogueira, Universidade Federal Fluminense

    Doutora em Ciências - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

    Docente - Departamento de Físico-Química – UFF

  • Natan Mello Zefiro, Universidade Federal Fluminense

     Mestrando em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas da UFF

  • Marcelo Salabert Gonzalez, Universidade Federal Fluminense

    Doutor em Biologia Celular e Molecular - FIOCRUZ

    Docente - Departamento de Biologia Geral – UFF

  • Carla Eponina de Carvalho Pinto, Universidade Federal Fluminense

    Doutora em Biologia Molecular

    Docente – Departamento Imunobiologia – UFF

Published

2024-11-18

Issue

Section

Relatos de Experiências

How to Cite

ImunoJogo – Uma experiência de ensino de Imunologia com alunos com comportamento superdotado. (2024). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(34), R03 - 01. https://doi.org/10.5281/

Similar Articles

1-10 of 504

You may also start an advanced similarity search for this article.