UMA PROSPECÇÃO DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DA EDUCAÇÃO NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA – IFAL CAMPUS SATUBA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15570174Palavras-chave:
Educação, Metodologias ativas, Ensino TécnicoResumo
As metodologias ativas representam abordagens educacionais que conferem aos estudantes o papel central no processo de aprendizagem, incentivando o engajamento, a motivação e a participação ativa. Além disso, essas abordagens participativas promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. As bases teóricas desses métodos foram fundamentadas por diferentes ideias pedagógicas, como as de John Dewey em sua obra “Experiência e Educação” (1938), a teoria de Jean Piaget discutida no livro “A representação do mundo na criança” (1926) e a obra “Pedagogia da autonomia” (1996) de Paulo Freire, renomado pensador brasileiro. Neste contexto, o objetivo da pesquisa é analisar as metodologias empregadas no Ensino Médio Profissionalizante no IFAL - Campus Satuba e avaliar quais abordagens de ensino-aprendizagem incentivaram um desenvolvimento ativo nos ex-estudantes. No estudo em questão, foi adotada uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando um questionário online com perguntas pertinentes aos métodos ativos abordados no curso de agropecuária. O questionário foi enviado a dez formados do curso técnico em 2016 e permaneceu disponível por duas semanas. Os resultados da pesquisa revelaram pouca diversidade de métodos ativos no curso técnico em agropecuária, sendo maioria os seminários e as aulas práticas de campo com limitadas possibilidades de desenvolvimento para os estudantes. Diante desse cenário, destaca-se a necessidade de incorporar diferentes metodologias ativas para enriquecer a formação dos discentes e ampliar suas perspectivas educacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

