APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
PAPEL DO PEDAGOGO NESSE NOVO AMBIENTE EDUCACIONAL
Keywords:
Pedagogo, capacitação profissional, empresasAbstract
A capacitação profissional é uma realidade de expressiva facilidade para as pretensões das organizações de qualquer tipo ou natureza. A excelência na prestação de produtos e serviços como diferencial competitivo é um dos aspectos favorecidos pelo correto e oportuno preparo dos funcionários. Assim, as empresas, nesse cenário moderno de atuação, estão sendo obrigadas a criarem, dentro da própria organização, espaços para o aperfeiçoamento do público interno, suprindo deficiências profissionais não trabalhadas na educação formal. Entretanto, uma vez que a capacitação profissional em questão é uma situação de formação humana, a atuação da Pedagogia, nesse processo de aprendizado dentro da empresa, é algo de uma importância extrema. Enfim, para as empresas se transformarem em elementos ativos e competentes no processo de formação de seus empregados, precisam reestruturar e reavaliar seus planos de ação, considerando também investimentos em profissionais de pedagogia. Isso revela que atualmente o papel do pedagogo está vazando as fronteiras do mundo acadêmico e, em consequência, invadindo as empresas com força e produtividade. Diante da importância desse tema, este artigo explora o papel do pedagogo nesse novo ambiente organizacional e como se dará a sua participação na facilitação desse processo.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.