Educação e saúde
problematizando gênero e sexualidade em uma escola municipal de Juazeiro – BA
Keywords:
Educação, Sa´úde, Sexualidade, GêneroAbstract
Este trabalho consiste em um relato da experiência da articulação entre uma unidade de saúde da família e a escola do bairro de Taboleiro, em Juazeiro-Bahia, visando proporcionar um espaço para refletir e discutir a percepção dos alunos sobre a temática sexualidade. Tem como objetivos específicos: fomentar reflexões sobre as relações de gênero e a sexualidade; discutir e orientar com relação à saúde sexual e reprodutiva para subsidiar futuras abordagens. O método utilizado foi a educação problematizadora, que se apoia nos processos de aprendizagem por descoberta, na qual os conteúdos de ensino são formulados a partir de temas geradores. De modo geral, evidenciou-se uma desarticulação entre os setores: saúde e educação. Os resultados revelaram uma abordagem ainda incipiente da sexualidade na escola; dúvidas e insegurança quanto à iniciação sexual; a cristalização da imagem da mulher na sociedade; a banalização da violência doméstica; a escassez de discussões sobre a homossexualidade e a dificuldade em visualizar a presença da sexualidade após o final da idade reprodutiva.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.