A ABORDAGEM HISTÓRICA DA TEORIA DA EVOLUÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11237574

Keywords:

História da ciência, Teoria da evolução, Livros didáticos, Ensino médio

Abstract

Diante da posição de centralidade que os livros didáticos ocupam nas escolas brasileiras, sendo utilizados como a principal fonte de conhecimento, faz-se necessário manter sob avaliação constante a qualidade dos textos veiculados nesses materiais, em especial a contextualização histórica dos conteúdos. Esta visa à melhoria da qualidade das aulas e à desmistificação de aspectos da ciência disseminados por estratégias pedagógicas ineficazes. Então, analisamos a contextualização histórica do tema Teoria da Evolução presente em livros didáticos de biologia do ensino médio publicados em 2016 que se encontram em uso por escola públicas e privadas. Utilizamos os parâmetros estabelecidos anteriormente por Ciccilini (1992) e comparamos as informações com os achados dessa autora em livros didáticos da década de 1980. Constatamos que os textos foram modificados para se adequar às expectativas atuais relacionadas ao uso de História da Ciência em aulas de Biologia, contudo ainda persistem falhas na estruturação da abordagem, as quais propagam concepções errôneas sobre as teorias, os cientistas e a ciência.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Andréa Marry Lima de Santana, Univasf

    Especialista em Docência em Biologia

    Universidade Federal do Vale do São Francisco

  • Arthur Lima da Silva, Univasf

    Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental

    Universidade Federal do Vale do São Francisco

Published

2024-04-20

How to Cite

A ABORDAGEM HISTÓRICA DA TEORIA DA EVOLUÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO. (2024). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(33). https://doi.org/10.5281/zenodo.11237574

Similar Articles

1-10 of 500

You may also start an advanced similarity search for this article.