A ABORDAGEM HISTÓRICA DA TEORIA DA EVOLUÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11237574Keywords:
História da ciência, Teoria da evolução, Livros didáticos, Ensino médioAbstract
Diante da posição de centralidade que os livros didáticos ocupam nas escolas brasileiras, sendo utilizados como a principal fonte de conhecimento, faz-se necessário manter sob avaliação constante a qualidade dos textos veiculados nesses materiais, em especial a contextualização histórica dos conteúdos. Esta visa à melhoria da qualidade das aulas e à desmistificação de aspectos da ciência disseminados por estratégias pedagógicas ineficazes. Então, analisamos a contextualização histórica do tema Teoria da Evolução presente em livros didáticos de biologia do ensino médio publicados em 2016 que se encontram em uso por escola públicas e privadas. Utilizamos os parâmetros estabelecidos anteriormente por Ciccilini (1992) e comparamos as informações com os achados dessa autora em livros didáticos da década de 1980. Constatamos que os textos foram modificados para se adequar às expectativas atuais relacionadas ao uso de História da Ciência em aulas de Biologia, contudo ainda persistem falhas na estruturação da abordagem, as quais propagam concepções errôneas sobre as teorias, os cientistas e a ciência.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.