RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PET-SAÚDE
REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS SEXUAIS PROTEGIDAS E NÍVEL DE ESCOLARIDADE
Keywords:
Hiv/Aids, Escolaridade, Comportamento SexualAbstract
Este relato de experiência, resultado do PET-Saúde UFBA, descreve o perfil dos usuários que buscam o Centro de Saúde São Francisco, em Salvador-BA, para conhecer sorologia para DST-HIV, discutindo as relações entre grau de escolaridade, tipo de relacionamento e práticas sexuais protegidas. Utilizou-se análise descritiva e inferencial de dados secundários contidos nos formulários de atendimento de 729 usuários que realizaram testagem voluntária de HIV-Aids, Sífilis e Hepatites Virais, entre 2009 e 2012. Observou-se que o percentual de usuários que utiliza preservativo (com parceiros eventuais) nas relações sexuais é maior à medida que aumenta o nível de escolaridade. Embora haja quantidade considerável de usuários que não utilizam preservativo nas relações com parceiros fixos, mesmo dentre os de maior nível educacional. A participação dos estudantes de diferentes áreas de saúde no PET-SAÚDE tem aprimorado habilidades científicas, relacionais e técnicas, além de produzir conhecimento específico sobre a temática.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

