RELATO DE EXPERIÊNCIA

REFLEXÕES SOBRE DOCÊNCIA EM CURSO DE PSICOLOGIA E ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ADAPTAÇÃO DE TESTES PROJETIVOS POR ESTUDANTES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Authors

Keywords:

Docência em Psicologia, Pessoa com deficiência, Teste projetivo, Estudantes

Abstract

O presente relato de experiência tem como objetivo refletir acerca da docência em curso de Psicologia ao propor atividade conjunta das disciplinas Psicologia e a Pessoa com Deficiência e Psicologia: Entrevistas e Testes Projetivos para adaptação de testes projetivos por graduandos para pessoas com deficiência. Os discentes elaboraram proposta de adaptação de testes projetivos, estudaram o conceito de Desenho Universal e a Nota Técnica Nº 4/2019/GTEC/CG do Conselho Federal de Psicologia. Os estudantes tiveram acesso a materiais sobre as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e ao Estatuto da Pessoa com Deficiência para realizarem a atividade. Os grupos de graduandos escolheram o teste e o adaptaram para proporcionar o acesso de pessoas com deficiências a esse recurso da avaliação psicológica. Os discentes demonstraram em suas atividades a necessidade de não somente adaptar os testes projetivos, mas que o planejamento e elaboração de testes para avaliação psicológica deveriam ser mais inclusivos. As docentes consideraram que a atividade interdisciplinar proporcionou reflexões sobre a atuação docente e a necessidade de propor atividades inclusivas como esta adaptação de testes projetivos para as pessoas com deficiência.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Denise Dias Almeida, UNINASSAU

Psicóloga. Doutora e Mestre em Psicologia Cognitiva (UFPE). Bacharel em Psicologia (UNIVASF). Licenciatura em História (UPE). Docente do curso de Psicologia na UNINASSAU - Petrolina.

Layane Souza da Silva, UNINASSAU PETROLINA

Psicóloga. Especialista em Gestão de Pessoas (UNIT).  Mestranda em Psicologia (UNIVASF). Bacharel em Psicologia (UNIVASF). Docente do curso de Psicologia na UNINASSAU - Petrolina.

Published

2023-05-07

How to Cite

Dias Almeida, D., & Souza da Silva, L. (2023). RELATO DE EXPERIÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE DOCÊNCIA EM CURSO DE PSICOLOGIA E ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ADAPTAÇÃO DE TESTES PROJETIVOS POR ESTUDANTES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(30), 255–273. Retrieved from https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1863

Issue

Section

Relatos de Experiências