A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO ENTRE A METAFÍSICA FUNDACIONAL E O PENSAMENTO PÓS-METAFÍSICO: REFLEXÕES À LUZ DA FILOSOFIA HERMENÊUTICA

reflexões à luz da filosofia hermenêutica

Authors

  • Leandro José Kotz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
  • Jenerton Arlan Schütz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Keywords:

Interpretação. Metafísica fundacional. Pensamento pós-metafísico. Educação. Saber docente.

Abstract

A presente inflexão de pensamento tem por desígnio tematizar uma questão central no âmbito da educação, entretanto, segundo o entendimento aqui sustentado, há muito tempo negligenciada e/ou esquecida. Trata-se de indagar pelos supostos da educação à luz da filosofia hermenêutica. O topos a partir do qual se situa esse trabalho é o Paradigma da Linguagem que traz em seu âmago uma vertente de pensamento pós-metafísica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leandro José Kotz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Doutorando em Educação nas Ciências na Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Pós-graduado em Leituras da Bíblia e Mundo Contemporâneo (IMT/URI). Graduado em Filosofia (IFIBE). Graduado em Teologia (IMT/URI);

Jenerton Arlan Schütz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Doutorando em Educação nas Ciências (UnijuÍ), Mestre em Educação nas Ciências (Unijuí), Especialista em Metodologia de Ensino de História (Uniasselvi), Licenciado em História e Sociologia (Uniasselvi) e Licenciado em Pedagogia (FCE). Bolsista CAPES.

Published

2018-12-01

How to Cite

Kotz, L. J., & Schütz, J. A. (2018). A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO ENTRE A METAFÍSICA FUNDACIONAL E O PENSAMENTO PÓS-METAFÍSICO: REFLEXÕES À LUZ DA FILOSOFIA HERMENÊUTICA: reflexões à luz da filosofia hermenêutica. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 8(17). Retrieved from https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/289

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)